Cidade ganha UPA Vila Santa Catarina

Unidade 24h terá capacidade para atender 500 pessoas/dia

Por Rosângela Rosendo

A Prefeitura inaugura neste sábado (24/01), a partir das 10h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Santa Catarina. Primeira Unidade de Pronto Atendimento da região, foi construída ao lado das futuras instalações do Hospital Vila Santa Catarina, no Distrito Administrativo Jabaquara, região que abrange mais 230 mil habitantes e faz divisa com Cidade Ademar.

De acordo com o Ministério da Saúde, nas localidades que contam com UPA 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Construída com recursos próprios de R$ 3,3 milhões, a UPA Vila Santa Catarina é uma unidade de nível III e passa a compor a rede de urgência e emergência do município, em conjunto com a Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde e da rede hospitalar municipal.

Com a inauguração da unidade, a expectativa é que haja redução nas filas nos prontos-socorros dos hospitais da região, como o Hospital Municipal Arthur Ribeiro de Saboya, que recebe pacientes do bairro, da Cidade Ademar e ainda do município de Diadema.

Cirurgias

O novo equipamento - localizado no território da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste - prestará o primeiro atendimento a pessoas com casos cirúrgicos e traumáticos, de modo a estabilizar o paciente, realizar investigação diagnóstica inicial e verificar a necessidade, ou não, de encaminhamento para unidade hospitalar em situações de maior complexidade.

Além disso, a UPA Santa Catarina atenderá usuários com quadro clínico agudo nas especialidades Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral e Ortopedia. Para realizar esses serviços, a unidade funcionará 24 horas/dia, de domingo a domingo (inclusive feriados), com capacidade diária de atendimento de 500 pessoas.

Participarão da inauguração o prefeito Fernando Haddad, o ministro da Saúde Arthur Chioro e o secretário municipal de Saúde, José di Filippi Jr., além de autoridades, conselheiros gestores de saúde, representantes de movimentos sociais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

UPA possui 20 leitos

Localizada na rua Cidade de Bagdá, 529, Vila Santa Catarina, a UPA Santa Catarina foi edificada em área de 3 mil m², distribuídos em dois pavimentos com total de 20 leitos.

No térreo, a área de Emergência oferecerá dois leitos para recepção e estabilização de pacientes, um leito para isolamento adulto e quatro leitos para semi-intensiva adultos. A Pediatria disponibilizará quatro leitos de observação e um de isolamento. Já no primeiro andar, a unidade oferecerá seis leitos de observação.

O setor de atendimento de urgência tem capacidade para o atendimento de dois ou mais pacientes e possui equipamentos, materiais e medicamentos necessários para o atendimento imediato. A UPA Vila Santa Catariana ainda realizará exames laboratoriais e de raio- X.

A unidade contará com 15 médicos. Durante o dia, terá plantão de quatro clínicos, dois pediatras, um cirurgião, um ortopedista. À noite o plantão será de três clínicos, dois pediatras, um cirurgião e um ortopedista. Além desses profissionais, a UPA contará com equipe de 190 funcionários, entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, agente administrativos, assistência social, psicólogo e farmacêutico.

 

Unidades próximas à UPA Santa Catarina:

UBS Cupece
UBS Cidade Vargas
UBS Geraldo da Silva Ferreira
UBS Americanopolis
UBS Vila Clara
UBS Vila Canaã
UBS Vila Sta Catarina
UBS Vila Campestre
UBS Jd Lourdes

Unidades da CRS Sul
UBS Jardim Aeroporto;
UBS Vila Joaniza;
UBS Vila Constancia;
UBS Jardim Miriam;
UBS Integral Jardim Miriam II;
UBS Jardim São Carlos;
UBS Jardim Umuarama;
UBS São Jorge;
UBS Vila Imperio;
UBS Vila Imperio II.

Serviço
Inauguração da UPA Vila Santa Catarina

Data – 24de janeiro, às 10h.
Local – Rua Cidade de Bagdá, 529, Vila Santa Catarina