Projeto melhora atuação de servidores e atendimento a usuários

AE Tucuruvi implanta treinamento como forma de valorizar funcionários e acentuar humanização no atendimento

Valorização dos servidores e humanização são princípios fundamentais para o Núcleo de Aprimoramento e Atenção Profissional e Pessoal do Ambulatório de Especialidades Tucuruvi

 

Por Anna Carolina Alves

É possível combinar, na mesma unidade de saúde, funcionários e pacientes satisfeitos. Prova disso vem sendo dada pelo Núcleo de Aprimoramento e Atenção Profissional e Pessoal do Ambulatório de Especialidades Tucuruvi (AE Tucuruvi), da Coordenadoria Regional de Saúde Norte. Por meio de um projeto de treinamento de seus colaboradores, com foco na humanização do atendimento, já se verificam melhoria no ambiente de trabalho e maior satisfação de servidores e usuários. O projeto, pioneiro na implementação dessas medidas, foi desenvolvido com base em pesquisas. Elas demonstraram a existência de expectativas dos colaboradores e apontaram dificuldades no ambiente de trabalho.

O treinamento visa valorizar os servidores, base para uma prestação de serviços de excelência. Para tanto, foram realizados cursos, palestras e oficinas de atualização profissional e sensibilização. Problemas pontuais e possíveis soluções são temas de reuniões mensais. Atenção psicológica, planejamento financeiro, orientação nutricional e atividades sociais e recreativas (cursos de jardinagem, dança e meditação) também fazem parte do currículo implementado.

“O processo é contínuo e caminha em duas vertentes: a avaliação periódica das ações implementadas e uma escuta cada vez mais qualificada das necessidades e anseios dos servidores”, explica o médico Braz de Castro Junior, coordenador do AE Tucuruvi.

Para o estagiário em serviço social Jorge Jaime Costa, o projeto tem sido muito importante. Nas reuniões com a equipe do Núcleo de Aprimoramento e Atenção Profissional e Pessoal, todos ficam cientes do que acontece na unidade. Além disso, a participação em cursos leva a melhorar cada vez mais o trabalho. O resultado da atenção ao colaborador se reflete na qualidade do serviço prestado ao munícipe. “Aprendemos a fazer a triagem correta, dentre outros procedimentos, de forma a evitar demora no atendimento”, explica Costa.

A assistente social Antonia Machado também aprova o projeto. “Esse modo de produção em saúde trouxe um grande entusiasmo para minha atuação profissional junto com toda equipe da Unidade”, afirma. Ela garante que os benefícios não foram apenas para com os funcionários, já que a troca de experiência entre diferentes setores, e principalmente na relação com os usuários, foi fundamental para a equipe propor um olhar mais ampliado do processo saúde-doença. “Assim, podemos compreender os vários aspectos do diagnóstico”, explica.