Coordenadoria Regional de Saúde Norte promove coleta seletiva

Objetivo é conscientizar funcionários sobre importância da reciclagem e preservação do meio ambiente

Por Anna Carolina Alves

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN) começou a fazer coleta seletiva e separação de resíduos na unidade. Também foram instalados cestos de lixos selecionados para a coleta e divididos em “orgânico” e “reciclável”.

Uma das áreas mais significativas de coleta na CRSN localiza-se no setor de reprografia. Neste local é gerado grande volume de resíduos recicláveis, em sua maioria papel e papelão, material de grande importância para o setor de reciclagem. Esse material é destinado à Cooperativa Sem Fronteiras, que atua na coleta seletiva e reciclagem de resíduos nos bairros de Santana, Jaçanã e Tremembé.

Ao realizar a separação de resíduos, a Coordenadoria contribui com ganhos sociais através da geração de emprego e renda e ambientais. De acordo com Camila Nali, gestora regional do PAVS (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis), “os principais ganhos ambientais consistem na diminuição da quantidade de lixo destinada a aterros e na economia de matéria-prima, água e energia elétrica que se obtém realizando a reciclagem dos materiais”.

Segundo a gestora, é importante lembrar que, para a preservação do meio ambiente, o mais importante de todo o processo é consumir de maneira sustentável e responsável. Camila frisa a importância da questão de sustentabilidade incorporada no ambiente de trabalho. “Esse comportamento incorpora o fato de que os recursos são limitados e correspondem a um engajamento ativo, que visa contribuir para qualidade de vida pessoal e coletiva”, afirmou.

Cada cesto vai um tipo de lixo. No recipiente branco com tampa, destinado para lixo orgânico, restos de alimentos e guardanapos de papel sujos podem ser descartados. Já no destinado a lixo reciclável (recipientes individuais espalhados pela sala), poderão ser descartados: copos de água e café sem restos de líquido, papéis, papelão, latas, plásticos e garrafas (PET, vidro, alumínio e tetra pak).

Com a eficiência da coleta nos setores da unidade já aplicados, a Coordenadoria planeja ampliar a coleta para outros departamentos. Assim que ocorrer a adaptação dos funcionários e da equipe de limpeza com esse novo processo de descarte de lixo e que a separação seja feita corretamente, os cestos de lixos apropriados para coleta serão distribuídos em toda sua instalação.