Secretaria apresenta Programa ‘Saúde Muito Além da Mesa’ a alunos do Mackenzie

Atividade realizada durante a 8º Semana Acadêmica da universidade expôs a linha de cuidados sobre a obesidade do município para estudantes de nutrição

'A atuação e sensibilização dos profissionais da saúde é essencial, pois o tratamento deve ser realizado através de um conjunto de ações e olhares ampliados', disse Rita Bueno

 

Por Beatriz Prado
Foto Edson Hatakeyama

A Coordenadoria de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou, nesta quarta-feira (29/10), da 8º Semana Acadêmica da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Nela, informou e debateu as políticas públicas de saúde implementadas no município. Durante a apresentação, os alunos do curso de nutrição assistiram a exibição do vídeo institucional veiculado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Conheceram o “Programa Saúde Muito Além da Mesa” e receberam orientações sobre as ações no combate à obesidade realizadas pelo sistema de saúde pública.

A apresentação do trabalho foi feita pela coordenadora do Programa de Nutrição e Alimentação do Município, a nutricionista Rita Pinheiro. Ela destacou a importância da comunicação entre a comunidade acadêmica e gestores de políticas públicas. “Saímos da faculdade com grandes expectativas de ter um consultório particular, e o contato com profissionais em atividade na área de saúde coletiva é uma oportunidade para sensibilizar os estudantes do trabalho que pode ser realizado”, afirmou Rita aos alunos.

Alimentação saudável

Futura nutricionista, a aluna Tainã Mell da Silva avalia a importância do trabalho realizado. “O vídeo com o depoimento das pessoas que fazem tratamento nas UBS’s é motivador, pois a quantidade de pessoas que estão acima do peso na cidade é grande. É muito importe a divulgação de comerciais que influenciem positivamente a população sobre a importância da alimentação saudável”, declarou a estudante.

A Linha de Cuidado do Sobrepeso e da Obesidade do município começa com a conscientização para a alimentação saudável, e é realizada nas UBS’s com a distribuição de material educativo, exibição de reportagens da Rede São Paulo Saudável, atendimento multidisciplinar, e terapias de grupo. “O munícipe com sobrepeso ou obesidade deve procurar a UBS. A atuação e sensibilização dos profissionais da saúde é essencial, pois o tratamento deve ser realizado através de um conjunto de ações e olhares ampliados”, completa a coordenadora.

Para a estudante Mariane Costa, a inserção nas UBS’s é necessária, mas é preciso mais. “Eu não conhecia a linha de Cuidado de Sobrepeso e Obesidade da SMS, e acredito que é importante divulgar o trabalho realizado nas escolas, universidades e promover ações de conscientização sobre os benefícios da alimentação saudável em parques da cidade”, disse Mariane.

Exemplo de prato