1ª Caminhada Contra Câncer de Mama reúne 250 mulheres

Atividade de prevenção faz parte da programação do Outubro Rosa

Por Tatiana Ferreira

As mulheres das UBSs Vila Calú, Capela, Horizonte Azul e Parque Novo Santo Amaro, além da UBS Integral Vera Cruz , todas na região de M’Boi Mirim, realizaram na manhã desta quarta-feira (29/10), uma caminhada pelas ruas do bairro. A atividade teve tom de alerta à população sobre a importância do autoexame e do diagnóstico precoce do câncer de mama, hoje o tipo mais comum em mulheres do mundo todo.

O ponto de concentração do grupo foi a UBS Vila Calú. De lá, às 8h, o pessoal saiu caminhando até a UBS Integral Vera Cruz. Às 9h foi feita uma palestra de orientação sobre a doença e sobre a violência Intrafamiliar e de Gênero. No ponto de encerramento da caminhada, a médica Patrícia Almendra Dutra, da UBS Vila Calú fez uma palestra. Nela, explicou a importância do autoexame e da realização de exames de rotina, para detectar precocemente a doença aumentando a taxa de cura.

A médica também incentivou que as mulheres a adotarem hábitos mais saudáveis, como não fumar, não consumir bebidas alcoólicas, manter alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e beber muita água, uma vez que pesquisas apontam que as pessoas acima do peso tem mais predisposição para desenvolver o câncer. “O câncer não escolhe idade, ele atinge todo o tipo de mulher, por isto é preciso tomar cuidados e se prevenir”, afirmou Patrícia.

Representando a Supervisão Técnica de Saúde de M’Boi Mirim, Viviam de Oliveira Janeli dos Santos falou da importância do autoexame. “O autoexame é muito importante, e vocês não podem ter medo de realiza-lo, já que não é porque vocês não fazem o exame que o tumor não vai estar lá. Se tiver a doença, é importante achar enquanto está pequeno, pois é mais fácil de curar. O medo de fazer o exame atrapalha o diagnóstico. Quero dar aqui os parabéns a todas as unidades que participaram e se envolveram nesta atividade”, afirmou Viviam.

A diarista Vera Lucia Franco Santana emocionou a todos ao dar seu relato de superação. Então com 45 anos, Vera recebeu o diagnóstico que tinha um tumor de 5 centímetros ao fazer um ultrassom na mamas. Após fazer todo o acompanhamento, a cirurgia e exames rotineiros, Vera, hoje com 51 anos, comemora a vitória contra a doença.

As mulheres presentes foram incentivadas a realizar ali mesmo o autoexame. Com dicas da médica Patricia, aprenderam o momento e a forma correta de fazer os movimentos que pode salvar vidas. Grande incentivadora da ação, a empresa Avon disponibilizou gratuitamente aos participantes da caminhada camisetas na cor rosa, bexigas e outros materiais informativos.