Centro de Práticas Naturais de São Mateus oferece atividades para manter corpo e mente sadios e em equilíbrio

Oficinas de plantas medicinais, ioga, meditação e práticas corporais da medicina chinesa, entre outras, levam usuários a prevenir doenças

Por Jéssica Venâncio

O Centro de Práticas Naturais (CPN) de São Mateus é uma unidade atuante na área de Medicinas Tradicionais e Práticas Integrativas em Saúde. Todos os dias o local atende mais de 150 pacientes. O Centro tem como prioridade a prevenção de doenças por meio de atividades que estimulam o corpo e a mente.

O CPN concentra vários atendimentos terapêuticos voltados para comunidade. Entre eles estão o atendimento médico de acupuntura e homeopatia, oficinas de plantas medicinais, Ioga, meditação e práticas corporais da medicina tradicional chinesa. O local conta com cinco voluntários, que fazem os trabalhos em grupo. O espaço é divido em cinco boxes, com duas macas para massagens corporais e três consultórios para a acupuntura e homeopatia.

Todas as sextas-feiras ocorrem reuniões de acolhimento para orientar as pessoas sobre o serviço oferecido. “Primeiro, informamos o paciente da importância de cuidar do corpo e da mente. Depois, falamos sobre tudo que acontece aqui, explicando as atividades e as práticas naturais. Nosso trabalho é promover saúde para a população de São Mateus”, explica Elisabete Morichigi, Gerente e Nutricionista do CPN.

A paciente Maria das Graças Antunes frequenta o local há três anos e conta sua experiência. “Cheguei muito doente, com problemas familiares e aqui encontrei uma porta aberta. Achei fantásticas as atividades. Faço as ginásticas de manhã e vou para casa mais disposta para fazer meu serviço. Estou dormindo bem e isso ajuda muito a mente. As coisas que eu aprendo aqui levo para minha casa, faço os exercícios na minha mãe e no meu irmão. Eles adoram”, diz.


Algumas das atividades oferecidas no CPN de São Mateus:

Acupuntura

É uma prática milenar bastante reconhecida na prática médica. Trata-se de uma terapia que estimula o próprio organismo a melhorar seu funcionamento e o leva ao equilíbrio através de agulhas em pontos específicos do corpo. “A acupuntura é um campo muito abrangente. Nós atendemos muitas queixas de dores articulares de um público cuja faixa etária vária de 60 aos 70 anos. Com as sessões de terapia e o alívio da dor, eles conseguem manter uma qualidade de vida e uma mobilidade melhor na parte motora. Com uma resposta clínica satisfatória, eles se sentem acolhidos. Isso faz com que a gente invista cada vez mais nessas práticas alternativas que têm uma visão do indivíduo como um todo”, diz Elaine Pereira, médica pediatra e acupunturista do CPN.

Aromaterapia

O curso de Aromaterapia visa a ensinar o uso correto dos óleos essenciais das plantas na parte terapêutica, na saúde e na estética. É montada uma pequena mesa com diferentes frascos, óleos naturais e ervas. Então, são distribuídas para os alunos pequenas apostilas que os auxiliam na aula. “O objetivo principal é alencar o uso dos óleos essências às práticas de terapia em saúde e que, dentro de casa, eles possam aprender a usar de forma correta, consciente e tecnicamente orientada para reconhecer que os óleos têm critérios e saber quais podem ser utilizados na pele”, explica Francinete de Araujo, Bióloga do CPN.

Serviço:
Centro de Práticas Naturais de São Mateus

Local: Rua Dr. Aureliano da Silva Arruda, 403- São Mateus.
Horário: De segunda à sexta, das 7h às 19h.