Casa SER Dorinha comemora 11 anos

Equipamento reconhecido por prestar orientação a mulheres sobre seus direitos terá debates palestras e apresentações culturais

 Por Cecília Figueiredo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde Leste, Supervisão Técnica de Saúde Cidade Tiradentes e Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), realizam nesta sexta-feira (24/10), a partir das 9h, comemoração pelos 11 anos da Casa SER ( Centro de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva Maria Auxiliadora Lara Barcelos - Casa SER Dorinha). Estão programadas atividades culturais e apresentação da Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres do Programa Mulher Viver sem Violência.

Notabilizada por prestar orientações a mulheres sobre seus direitos, atendimento não preconceituoso de adolescentes grávidas e acesso aos métodos contraceptivos, a Casa SER Dorinha terá uma programação especial. Entre as atividades destacam-se palestras sobre direitos sexuais e reprodutivos e laicidade do Estado. As palestrantes serão feitas por Maria Lúcia da Silveira, assessora técnica de Ações Temáticas da SMPM; Rosemary A. Souto, coordenadora da Casa SER Dorinha e Dulce Xavier, secretária-adjunta da SMPM.

Em seis meses, a unidade móvel – parte das ações de enfrentamento à violência contra a mulher - já prestou atendimento a cerca de 8 mil mulheres nas regiões Sul e Leste da cidade. No último mês, o serviço móvel esteve em São Mateus, São Miguel e Guaianases. O ônibus lilás é um veículo adaptado e equipado para o atendimento emergencial e preventivo. Nele trabalha uma equipe multidisciplinar treinada para a escuta das denúncias e primeiro atendimento.

O veículo está capacitado para circular em áreas de difícil acesso, distantes e desprovidas de equipamentos da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, como zonas periféricas dos grandes aglomerados urbanos, zona rural, assentamentos precários e áreas de mananciais. Assim, garante-se a orientação destas mulheres no que se refere à defesa dos direitos e o atendimento humanizado.