Unidades da região da Lapa e Pinheiros abrem inscrição para eleições do Conselho Gestor

Prazos terminam nos dias 27 e 31 de outubro

Por Cristiane Guterres

As unidades de saúde dos bairros da Lapa e Pinheiros estão com as inscrições abertas para conselheiro gestor no biênio 2014/2016. Nas Unidades da região da Lapa, as inscrições vão até 31/10 e as eleições ocorrem no dia 12/11. Nas unidades da região de Pinheiros as inscrições vão até 27/10 e a eleição ocorre dia 10/11.

Os conselhos gestores de saúde reúnem representantes dos trabalhadores e da população. Um conselheiro gestor conhece bem as dificuldades do território e, entre outras funções, propõe ações para a melhora do atendimento da Unidade de Saúde de acordo com as necessidades da população.

Qualquer cidadão pode ser um conselheiro gestor e participar do planejamento dos recursos e da política municipal de saúde. Para se inscrever, os candidatos devem ter idade superior a 18 anos e comparecer a sua UBS de referência da região da Lapa ou de Pinheiros portando documento de identidade e cartão SUS.

O conselho gestor é a garantia da participação popular no processo de formulação e controle das políticas de saúde. A participação do conselho gestor na gestão pública de saúde é fundamental para a criação de um espaço aberto, democrático e um exercício de cidadania.