UBS Paraisópolis 3 recebe carreta da nutrição

Ação teve intuito de ensinar hábitos saudáveis de alimentação

Por Mayara Carlis

Em comemoração à Semana Mundial da Alimentação, nos dias 16 e 17 de outubro a Unidade Básica de Saúde (UBS) Paraisópolis 3 recebeu a carreta de nutrição do Programa “Meu Pratinho Saudável”. Nela, a população aprendeu a montar pratos saudáveis.

O veículo, com 22 metros de comprimento, foi equipado com duas cozinhas completas, fogão, forno, geladeira e freezer. Além de realizar a avaliação nutricional dos presentes, a carreta contou com uma oficina de alimentos. Nela, as crianças aprenderam a fazer escolhas mais saudáveis nos pratos. A ideia principal foi mostrar os danos que uma alimentação desregulada e falta de exercícios físicos podem fazer ao organismo.

Para Gabriela Almeida, coordenadora do programa, as atividades propiciadas pela carreta oferecem uma orientação diferente de tudo o que as crianças já viram. “A ideia é que as crianças, pais e mãe saiam daqui com uma clareza do que é uma alimentação saudável e que consigam, em seu dia-a-dia, seguir as orientações que aqui foram passadas”, disse.

Segundo a nutricionista Loraine Gonçalves, a principal dica que a pessoa tem que ter em mente é a prática de hábitos saudáveis. A alimentação deve priorizar a pirâmide alimentar, sempre optando por opções mais saudáveis. “A pessoa tem que ter o mínimo de ideia do que são os alimentos saudáveis, os que fazem bem para o organismo. Na montagem do prato que ensinamos aqui, metade do conteúdo deve ser de legumes e verduras, exemplificando bem o que deveria ser seguido no dia-a-dia. As crianças gostam muito de alimentos mais gordurosos, então, o hábito saudável deve começar dentro de casa”, afirmou Loraine. A carreta realizou atendimentos das 8h às 12h e das 13h às 17h. A cada meia hora, uma média de 80 crianças das creches e escolas da região eram atendidas.