Secretaria Municipal da Saúde promove atividades na Semana Mundial de Alimentação

Objetivo é dar dicas de alimentação adequada e saudável, fundamental para a melhora da qualidade de vida

'Vamos aproveitar para alertar as pessoas sobre os problemas que o uso abusivo do sal pode causar à saúde', disse Rita Bueno

 

Por Patrícia Pasquini
Foto Edson Hatakeyama

O Programa de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, nesta quinta-feira (16/10), sexta-feira (17/10) e na próxima terça-feira (21/10), das 8h às 17h, atividades em três mercados públicos para orientar a população sobre a importância de adotar uma alimentação saudável. A ação faz parte de uma programação da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Desenvolvimento, em comemoração ao Dia e à Semana Mundial da Alimentação. A data 16 de outubro foi escolhida, pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (ONU), como o Dia Mundial da Alimentação. Neste ano o tema é "Agricultura Familiar - Alimentar o mundo, cuidar do planeta".

Durante os três dias, a equipe de nutrição da SMS distribuirá material educativo e dará orientação sobre como se alimentar de forma saudável. A população também poderá participar de oficinas sobre consumo consciente do sal e aproveitamento de alimentos, além de degustar as receitas preparadas pelo chef Adson Silva Rebouças. “Vamos aproveitar para alertar as pessoas sobre os problemas que o uso abusivo do sal pode causar à saúde”, afirma a coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição da SMS, Rita Helena Bueno Pinheiro.

O excesso de sal está diretamente associado à hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, renais e alguns tipos de câncer. Segundo estimativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os brasileiros consomem, em média, 12 gramas de sal por dia, mais que o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de até cinco gramas diárias (o equivalente a uma colher de chá).

“Reduzir a quantidade de sal nas receitas contribuirá para uma alimentação mais saudável. Há sódio em vários alimentos, principalmente nos industrializados como refrigerantes, carnes salgadas entre outros. É bom prestar atenção aos rótulos dos alimentos. Produtos diet/light e zero açúcar também contém sódio”, explica Rita Bueno.

Dicas para a redução da ingestão de sal
- Cozinhe com menos sal;
- Retire o saleiro da mesa;
- Coma alimentos e temperos processados com moderação (queijos amarelos, enlatados, sopas de pacote, macarrão instantâneo, linguiça, salsicha e mortadela);
- Use ervas e especiarias como substitutas do sal e temperos prontos (caldos em pó e tabletes).


Menos sal, mais sabor. Como utilizar os temperos naturais para deixar suas receitas mais gostosas?
- Cebola e alho: crus ou refogados, combinam com todos os pratos do dia a dia;
- Salsinha e cebolinha: básicos, ficam bons com a maioria dos pratos e podem ser combinados com outros temperos;
- Manjericão combina com tomate, molhos, verduras, tortas e saladas;
- Alecrim vai bem com sopas, carnes, peixes, aves, batatas, couve-flor e pães;
- Coentro combina com peixes e abacate;
- Louro é para feijões, sopas de legumes, carnes e molhos a base de tomate.