HSPM realiza 26ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Evento discutirá construção de ambiente de trabalho saudável

Por Erik Oliveira

Visando aprimorar a qualidade de vida dos funcionários e a orientação para evitar acidentes de trabalho, o HSPM realiza, do dia 15 a 19 de setembro, a 26º SIPAT. O evento será dedicado à segurança do trabalho e terá palestras, mesas redondas e atividades culturais.

Neste ano, o tema escolhido foi “Pela proteção e valorização da vida de quem trabalha pela vida”. O foco será a conquista e a preservação de uma vida e de um ambiente de trabalho saudável.

Haverá sete palestras direcionadas exclusivamente aos colaborares do hospital. Nelas, serão abordados temas como assédio moral, discriminação, tabagismo, alcoolismo, saúde da mulher, estresse etc.

O Coordenador da Seção de Patrimônio do HSPM, Alcino Morais Pais, frisa que o evento não deve ser encarado apenas como uma obrigação prevista em lei. “A SIPAT tem como objetivo conscientizar os empregados sobre a saúde e segurança no ambiente de trabalho, além da prevenção de acidentes. Não deve ser vista como mero cumprimento a legislação”, afirmou.

A realização da SIPAT está prevista na legislação trabalhista desde 1977. Ela deve ser realizada anualmente, para conscientização dos colaborares sobre os ricos do ambiente trabalho e como evitar acidentes.