Coordenadoria Norte amplia realização de Teste Rápido para HIV e Sífilis

Objetivo é implantar teste em todas as UBS e CAPS da região

Objetivo do curso é implantar o Teste Rápido para detecção do vírus da AIDS e Sífilis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da região

Por Lígia Aparecida de Souza


A Coordenadoria Regional de Saúde Norte promoveu, em agosto, a Capacitação para a realização de Teste Rápido de HIV e Sífilis com duas turmas e carga horária de 20 horas. O objetivo é implantar o Teste Rápido para detecção do vírus da AIDS e Sífilis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da região.

Os testes poderão ser realizados em qualquer pessoa interessada, em especial as gestantes. O objetivo é reduzir as taxas de transmissão vertical do vírus da AIDS e a eliminação total da sífilis congênita.

Participaram da capacitação 173 profissionais de nível universitário das UBS, CAPS Adulto, Álcool/Droga e Maternidades públicas da região norte. Além de reforçar o compromisso da região na luta contra a AIDS e DSTs, a capacitação está alinhada com a estratégia do Ministério da Saúde de “testar e tratar” a doença.

O curso foi coordenado pela CRS Norte e as aulas foram administradas por profissionais das três Unidades da rede municipal especializada em DST/AIDS da região norte (CR DST/AIDS Nossa Senhora do Ó, CTA Pirituba e SAE Santana), Supervisão Técnica de Saúde (STS) Freguesia do Ó/Brasilândia, Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) Pirituba, Programa Municipal DST/AIDS, Unidades Básicas de Saúde (UBS) das STSs: Vila Maria/Vila Guilherme, Freguesia do Ó/Brasilândia e Pirituba/Perus e profissionais convidados da CRS Sudeste e Oeste.

Serviço:
Veja onde realizar, na região norte, os diversos teste de Sífilis, AIDS e Hepatites B e C

CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) Pirituba
Endereço: Av. Dr. Felipe Pinel, 12. 1º andar - Pirituba

Serviço estruturado para atividades de prevenção, aconselhamento e testes. O atendimento pode ser anônimo. A equipe é composta por técnicos de diversas categorias profissionais.

SAE (Serviço de Assistência Especializada) Marcos Lottemberg - SAE Santana)
Endereço: R: Dr. Luiz Lustosa da silva, 339 – Mandaqui

CR (Centro de Referência) em DST/Aids Nossa Senhora do Ó
Endereço: Av. Itaberaba, 137 - Freguesia do Ó

O SAE Santana e o CR Nossa Senhora do Ó são Unidades de atendimento especializado em DST/AIDS. Realizam aconselhamento, testagens e tratamento para pessoas vivendo com HIV/AIDS (adultos, crianças e gestantes). Atendimento de acidentes biológicos e PEP (Profilaxia Pós-exposição ao HIV). Grupos educativos (gestantes, planejamento familiar, crianças filhas de mãe com HIV, adesão e auto-ajuda). Projetos de prevenção para populações mais vulneráveis.