CAPS Itaim Bibi faz oficina de futebol para reintegração social

Atividade propicia autonomia e ajuda a reintegrar pacientes à comunidade

 

Por Daniele Rodrigues


Futebol não é apenas uma paixão nacional. O esporte é uma das atividades coletivas promovidas pelo Centro de Atenção Psicosocial Itaim Bibi (CAPS III Itaim), visando a reintegração de pessoas com sofrimento mental e propiciar a elas saúde, convivência e autonomia. A atividade ocorre todas as terças-feiras, às 14h, no Parque do Povo M. Pimenta Camargo, no Itaim Bibi. A ação surgiu em 2002, inspirada pela Copa da Inclusão (evento esportivo, cultural e terapêutico, que permite a integração e ressocialização de usuários, familiares e profissionais dos serviços de saúde mental).

No momento, dez pacientes participam dessa ação. Quando são recebidos no CAPS Itaim, todos passam por tratamento. Conforme sua melhora, os profissionais indicam a prática adequada e acompanham o paciente na atividade. O grupo é aberto a todos que queiram e tenham condições de participar.

A princípio, a ideia era somente utilizar os jogos como um recurso extra. Mas a dinâmica produziu melhores resultados, como a reintegração à comunidade e autonomia, como diz a assistente social Maria Aparecida, responsável pela equipe há um ano. “Esse grupo vem como um suporte para eles fazerem algo além da medicação”.

Além disso, no ambiente do parque os pacientes se unem aos visitantes e acabam com a visão de que pessoas com problemas mentais não conseguem conviver com o público. “Quando se comenta que alguém tem sofrimento mental, a sociedade discrimina muito. Mas quando convivemos com eles, percebemos que não é bem assim”, comenta a auxiliar de enfermagem Diva, que acompanha a equipe desde 2008.

Para os pacientes há uma sensação de bem estar e aceitação, como afirmas Claudemir, paciente do CAPS há seis anos: “Eu não tinha amigos. Agora, me socializei com a galera. Futebol é bom porque espaireço, me esqueço da vida e dos problemas”, completa.

 

Três prêmios

Além disso, a equipe de futebol do CAPS já participou seis edições do Festival de Atividades Desportivas (FADs). Foi premiada em três delas. Este ano, prepara-se para participar da Copa da Inclusão. Para tanto, treinam firme sob os comandos da instrutora Lara, estudante de fisioterapia que atua voluntariamente. Segundo ela, os pacientes interagem com os outros times sem rivalidade. A competição é somente em campo.

O Grupo de Futebol promove qualidade de vida, reinserção social, diversão e reconhecimento dos talentos individuais de pessoas que necessitam ser orientadas na conquista de direitos sociais.

Coordenado pela CRS Centro Oeste, O CAPS III Itaim é uma unidade de saúde aberta, que oferece atendimento multiprofissional a pessoas que sofrem de transtornos mentais mais complexos. Os CAPS são instituições substitutivas as internações psiquiátricas. Têm como objetivo estimular a reinserção social do paciente por meio do acesso ao lazer, ao trabalho, bem como o fortalecimento e a reconstrução dos laços sociais. Esta é a função do CAPS Itaim: promover diversas atividades que permitam a autonomia do usuário.

Além da oficina de futebol, o CAPS Itaim oferece diversas práticas aos seus usuários, como caminhada, passeios, exercícios físicos, oficinas de geração de renda, grupo de poesia, atividades musicais e artes plásticas.

Serviço:
Oficina de Futebol do CAPS Itaim
Endereço: Parque do Povo M. Pimenta Camargo. Av. Henrique Chamma, 420 – Itaim Bibi
Horário: terças feiras às 14hs.