Em seis meses, mais de 60 mil usuários fazem tratamento bucal na Coordenadoria de Saúde Norte

65.745 pacientes realizaram primeira consulta. Maioria é formada por jovens e adultos que nunca haviam sentado numa cadeira de dentista


Dentista Iris Kubo trata de uma das pacientes da UBS Wamberto Dias da Costa

 

 

Por Lígia Aparecida de Souza

Promover a saúde bucal de qualidade para todos é um dos grandes objetivos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Seja pela falta de informação em relação às doenças bucais, seja pelo custo financeiro dos tratamentos convencionais, levar as pessoas a cuidar dos dentes transformou-se num desafio. Para combater esse problema, a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN) realiza um amplo trabalho de conscientização. Só no primeiro semestre, unidades da Coordenadoria receberam 65.745 pacientes.

Os tratamentos, feitos em primeira consulta, ocorreram nas unidades Cachoeirinha, Casa Verde, Freguesia do Ó, Brasilândia, Pirituba, Perus, Jaçanã e Santana, além dos realizados pelas Organizações Sociais Santa Casa e SPDM. A maioria dos pacientes é constituída por jovens e adultos que nunca haviam sentado numa cadeira de dentista.

Além do tratamento dentário, tanto nas Unidades Básicas de saúde (UBS) quanto nas escolas de cada região, é realizado um trabalho de promoção e prevenção em saúde bucal. Nas UBS, munícipes de diferentes idades recebem orientações educativas. Já nas escolas são realizadas orientações educativas, escovação supervisionada, exames bucais e encaminhamentos para as Unidades próximas de crianças e adolescentes com necessidade de tratamento.

 


Crianças participam de atividade lúdica sobre sáude bucal