Pacientes do NIR/NISA Santo Amaro participam de evento sobre segurança no trânsito

Parceria entre PM e APD Santo Amaro levou 45 pessoas ao evento

Por Mayara Carlis


Cerca de 45 pessoas viram o projeto


No último dia 28 de fevereiro 45 pessoas, entre usuários, familiares, cuidadores e equipe da APD Santo Amaro 1 e Santo Amaro 2, NIR/NISA Santo Amaro e Residência Inclusiva de Santo Amaro, participaram de um evento diferente na Biblioteca Belmonte: “A PM e a APD unidos pela segurança do trânsito”.

A atividade, feita com fantoches, teve entre seus objetivos aumentar a noção de segurança e identificação pessoal, promover a inclusão social da pessoa com deficiência em recursos da comunidade, criar espaço para interação social e convivência entre os usuários do programa APD e comunidade e promover a participação social e propiciar vivências como cidadão.

O evento também objetivou aumentar a autonomia e independência nas atividades básicas da vida diária (preparar-se para a atividade) e atividades instrumentais de vida Diária (circulação por meio de transporte público, buscar informações de interesses próprios), além de estimular autoestima, habilidades sociais, aumentar a atenção, concentração e tolerância a circulação social e promover o empoderamento e protagonismo do usuário.

Renata Takebayashi, supervisora da equipe de APD de Santo Amaro, falçou sobre a importância do projeto para os usuários da unidade de saúde. “Dentro do projeto que realizamos, trabalhamos a noção de segurança, e através desta apresentação conseguimos concretizar as orientações para chegar em segurança até aqui no evento”, explicou.

O evento é uma parceria do Programa Acompanhante de Saúde da Pessoa com Deficiência (APD Santo Amaro) com o projeto “Teatro de Fantoches – Educando de Uma Maneira Divertida” - desenvolvido por policiais militares do Comando de Policiamento de Trânsito.


Policiais e profissionais da saúde agitando a apresentação


Teatro mostra situações cotidianas incluíndo as dificuldades de pessoas com defiências no trânsito


Público do evento assistindo atentamente a apresentação