Prefeitura inaugura terceira UBS Integral em dois meses

Unidade Maringá-Talarico, na Vila Matilde, será entregue nesta terça-feira, 17/09, às 09h30, com a presença do prefeito

 

 

                                                                                                       Foto: Edson Hatakeyama


Secretário municipal de Saúde vistoria equipamento na UBS Jd. Maringá-Talarico

A Prefeitura de São Paulo inaugurou na manhã desta terça-feira, 17/09, a Unidade Básica de Saúde Integral Jardim Maringá-Talarico (rua Mauaná, 214, Vila Matilde). O secretário municipal da saúde José de Filippi Jr. esteve presente ao ato e destacou a importância do equipamento para a região. “Esta é a terceira UBS Integral entregue à população em dois meses. Esta é a prova do nosso compromisso com a Atenção Básica e a qualidade no atendimento. Queremos uma UBS que promova Saúde e também acolha quem necessitar”.

O Programa de Metas da Prefeitura prevê instalar 43 Unidades Básicas de Saúde Integral com atendimento odontológico até 2016, além da ampliação gradativa deste modelo para as já existentes em São Paulo. Em agosto, a Prefeitura inaugurou as Unidades Básicas de Saúde Integral Vera Cruz e Jardim Miriam II. Ambas ficam na Zona Sul e abrem aos sábados.

A UBS Integral Jardim Maringá-Talarico também funcionará aos sábados e entre seus 120 profissionais estão médicos generalistas, clínicos, pediatras, ginecologistas e psiquiatra. A unidade também contará com equipe de Atenção Domiciliar (médicos, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e fisioterapeuta), cirurgiões dentistas, psicólogo, além de profissionais de enfermagem e fisioterapia.

UBS Integral
Os números de atendimento nas duas unidades já entregues são expressivos. Na UBS Jardim Miriam II, entre 5 de agosto e 11 de setembro, foram 9.227 pessoas atendidas. Foram 1.894 consultas de demanda espontânea e 999 agendadas, além de 2.120 procedimentos de enfermagem, 988 vacinações, 67 cadastros no programa Mãe Paulistana e 595 atendimentos odontológicos.

Na UBS Integral Vera Cruz, entre 26 de agosto e 11 de setembro, passaram pela unidade 7.562 pessoas. Houve 1.850 consultas médicas agendadas e 1.850 consultas de demanda espontânea. Os procedimentos de enfermagem chegaram a 424. Foram vacinadas 1.798 pessoas e outras 196 passaram por consultas com dentistas.