No 1º dia de funcionamento, UBS Integral Vera Cruz atende mais de 500 usuários

Dispensação de medicamentos, aferição de sinais vitais e demanda espontânea foram os serviços mais procurados

Por Tatiana Ferreira da Silva
Foto Edson Hatakeyama

 

O primeiro dia oficial de funcionamento da UBS Integral Vera Cruz, nesta segunda-feira, 26 de agosto, foi agitado. Mais de 500 pessoas procuraram os serviços oferecidos pela nova unidade.

Até às 16h, foram distribuídas 559 senhas de atendimento, sem contar os serviços de dispensação de medicamentos e vacinação, que não precisam retirar senha.

A Coordenadoria Regional de Saúde Sul informa que foram realizados 95 atendimentos de demanda espontânea, 73 consultas de especialidades e quatro de especialidades básicas. Foram feitas 136 aferições de sinais vitais, além de terem sido aplicadas 99 vacinas, feitas 25 inalações, seis curativos, 24 administração de medicamentos e 446 dispensações de remédios.

Foram realizadas 35 coletas de exames laboratoriais. É importante citar que 25 usuários realizaram atividades físicas na Academia da Saúde.

A meta prevista é que a unidade faça 6.144 consultas/Atendimentos Médicos, 2.906 consultas/Especialidades, 1.320 consultas/Atendimentos Cirurgião Dentista, 5.040 procedimentos da equipe de Saúde Bucal, 1.536 consultas/Atendimentos Enfermeiros, 5.760 visitas domiciliares feitas pelos Agentes Comunitários de Saúde e 256 consultas médicas de Saúde Mental.

 

Vacinação

A Campanha de atualização das vacinas também foi iniciada neste sábado (24). No total, a UBS Integral aplicou 737 imunizações.

 

Por dentro da UBS Integral

A UBS está localizada no Jardim Ângela (Zona Sul) e a área de abrangência da unidade conta com uma população de 37.471 pessoas divididas em 10.880 famílias que estão contempladas na sua totalidade.

Além do atendimento agendado, a unidade integral se diferencia por atender a demanda espontânea, que é aquela que não necessita de agendamento de horário com clínico, ginecologista, pediatra e dentista.

O Vera Cruz conta com médicos de atenção básica (médicos de saúde da família, pediatras, clínicos, psiquiatra e ginecologistas) e de especialidades: Dermatologia, Oftalmologia, Cirurgia Geral e Cardiologia. Outros profissionais também fazem parte do quadro: psicólogos, dentistas, nutricionista, terapeuta ocupacional, assistente social, educador físico, equipe de enfermagem, administrativo, agentes comunitários de saúde, acompanhantes de idosos, orientador de público, entre outros.

O equipamento também realiza pequenos procedimentos cirúrgicos (gerais e dermatológicos), atendimento e Avaliação Nutricional; além de exames especializados, como raio-x, raio-x odontológico, ultrassom, teste ergométrico, ecocardiograma, eletrocardiograma, doppler, holter, MAPA e alguns exames oftalmológicos.

A UBS Integral Vera Cruz funciona em horário ampliado, de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 8h às 14h. O endereço da unidade é Avenida dos Funcionários Públicos, 379 – Jardim Vera Cruz.