IV Oficina de Alinhamento das Residências da Secretaria Municipal da Saúde

Representantes de diversas áreas da residência se reúnem para discutir reformulação do programa pedagógico

Por: Carla Caroline da Silva

Atualizado em: 28/09/2017

Na última sexta feira (15/09/2017) ocorreu a IV Oficina de Alinhamento das Residências da Secretaria Municipal da Saúde (SMS-SP), o objetivo era de promover o alinhamento pedagógico das clínicas dos programas de áreas básicas: Clínica Médica; Ginecologia; Pediatria; Psiquiatria e Cirurgia Geral, com os coordenadores de COREMEs, supervisores de programas das COREMES da SMS/SP e Instituições Universitárias.

Compondo a mesa de abertura estava o coordenador de gestão de pessoas (COGEP), Volnei Gonçalves Pedroso e o Dr. Paulo Fernando Constâncio de Souza, coordenador da Coordenação Municipal de Residência (COMURE) que fez uma apresentação de todo o processo de reformulação das residências.
Antes de iniciar a atividade do dia, Dr. Paulo recapitulou o que ocorreu nas oficinas anteriores: a primeira foram apresentadas as diretrizes do governo, a segunda abordou a educação permanente e a terceira oficina foi encaminhada a relação de legislações a se cumprir.

Após fazer essa retrospectiva falou sobre as metas para o futuro das residências que é ampliar o número de residentes na SMS com 500 no primeiro ano; ampliar e implantar a formação dos profissionais na perspectiva da Rede de Atenção à Saúde (no âmbito da Atenção Básica, Especializada e Hospitalar) e promover uma integração interdisciplinar entre Hospital de Ensino e Residência Multiprofissional.

Em seguida os participantes se reuniram em grupos de acordo com suas respectivas áreas para identificar, em cada residência, quais os pontos que precisam ser estudados para essa reformulação. Após a discussão um representante de cada grupo subiu ao palco para relatar o que havia sido discutido.

pessoas em roda discutindo

pessoas em roda de discussão

Essa oficina não será a última pois cada grupo continuará levantando propostas de reestruturação e identificação das dificuldades no programa e, futuramente, um novo encontro será marcado para alinhar as discussões.