Aula inaugural do Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde

Evento realizado no auditório da FMU ressaltou a importância de fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

 Por: Anderson Peixoto

 

A aula inaugural do Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde foi realizada no dia 9 de dezembro de 2016, no auditório da FMU. O evento marca o início do curso que ocorrerá ao longo do próximo semestre em 17 encontros e pretendem aproximar os trabalhadores de alguns conceitos dentro do Sistema Único de Saúde.

A abertura do evento ficou por conta de Ana Lucia Pereira, diretora da Escola Municipal de Saúde, que destacou a importância do curso como forma de autoafirmação do SUS, que anda em uma situação de fragilidade devido à instabilidade política do país, “Não é só se apropriar dos conceitos, é depois no dia a dia fazer uso deles e refletir com pessoas que não fazem uso do sistema de saúde; a população deve fazer valer seus direitos”, disse.

Após a abertura, houve um momento de descontração entre os participantes, que realizaram uma ciranda, como forma de dinâmica para celebrar o início do curso. Em seguida houve uma apresentação de João Palma, também da EMS, que reforçou a importância de fortalecimento do SUS e a preservação de seus princípios básicos: Universalidade, Integridade, Equidade e Participação.

Palma ressaltou a luta dos trabalhadores por um sistema de saúde justo no passado, que não deve ser esquecida. Segundo este, “Por conta das novas tecnologias acabamos perdendo a memória, e sem ela não podemos projetar o futuro”, disse o profissional, que encerrou sua apresentação reforçando a necessidade de proteção do atual sistema, “A gente não pode dar um passo atrás nos direitos que já conquistamos”, concluiu.

Seguindo o cronograma do encontro, os educadores presentes se apresentaram aos alunos do curso, onde estesmostraram a importância de um aprendizado mútuo. Exemplo disso foi a breve fala de uma destas educadoras: “Irei aprender com a região leste”, disse Luzia Aparecida, que completou, “trata-se de uma mobilização pelo propósito de vida”.

Após o encerramento, que contou com a apresentação de um músico convidado, Luzia destacou à reportagem que o evento é de importância vital, pois se trata de uma luta de um grande período. “Eu estive na educação popular desde o inicio, quando começamos a pensar na política. Chegar hoje no segundo módulo do curso, não dá pra descrever. Educação Popular é aprender e construir, sempre um passo a diante”, concluiu a educadora.

Assista ao Giro de Notícias sobre o evento aqui.