Apresentação do Plano de Intervenção Territorial do Curso Gerenciamentos do Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa

Os encontros aconteceram nas regiões com resultados positivos como a apresentação de projetos e propostas de intervenção.

O final de agosto e o início de setembro marcaram a finalização e apresentação do Plano de Intervenção Territorial do Curso Gerenciamentos do Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa, das turmas Sul, Centro e Oeste, Leste I, Leste II e Sudeste, iniciadas em abril.

O curso foi organizado pela Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP), pela Escola Municipal de Saúde (EMS), e pela Coordenação das Redes de Atenção a Saúde e Áreas Temáticas (CORAS), e pela Área Técnica em Saúde da Pessoa Idosa e visou oferecer conhecimento qualificado aos profissionais de saúde de nível médio (auxiliares técnicos de enfermagem) da Atenção Básica.

Em geral, os eventos foram marcados por, além das apresentações e momentos de descontração, uma avaliação positiva quanto ao curso como um todo, revelando a satisfação dos docentes com relação aos planos de intervenção apresentados e com a disposição dos alunos na sua implementação em suas unidades.

Apresentações

Turma Sul

No dia 25 de agosto, no Auditório da Escola Municipal de Saúde Regional Sul (EMSR-Sul) ocorreu a primeira apresentação de um plano de intervenção realizado pelos alunos da região. No evento, também aconteceram diversos depoimentos, tanto dos concluintes quanto da docente Bernadete de Oliveira, somando-se a momentos de dinâmica de grupo que caracterizaram as atividades do curso.

 

 

Turma Centro e Oeste

A apresentação da turma Centro e Oeste, realizada no dia 3 de agosto, iniciou com a execução do hino nacional, com as apresentações de Laura Santucci, diretora da Escola Municipal de Saúde (EMS), e das coordenadoras do curso, Hideko Kawata Miura, da EMS; e Sandra Cristina Teixeira, da área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa.

Após a abertura, houve a apresentação dos trabalhos realizados que foram dispostos também em apostilas e entregues aos convidados. Durante as apresentações os dois grupos realizaram atividades dinâmicas, corporais e cantaram algumas músicas. Segundo os alunos, tais atividades eram praticadas em aula, o que tornou o curso mais agradável.

As propostas de intervenção abordaram diversos temas, entre eles, as possibilidades e desafios a serem enfrentados para melhorar o atendimento ao idoso.

Um dos grupos apresentou como tema o Rastreamento de Faltosos, que visa evitar ausências e explicar ao paciente idoso, quais os malefícios que a falta às consultas poderão causar a sua saúde. Essa ação se faz possível com a realização de rodas de conversa nas salas de espera das UBS. Já entre os desafios encontrados estão a falta de disponibilidade de profissionais e de tempo que dificultam algumas ações, mas que ainda segundo os componentes desta proposta, podem ser contornados.

Por fim, a docente, Vilma Cristina e os alunos deram depoimentos de como o curso mudou suas vidas, tanto pessoal quanto profissionalmente. Em geral, as declarações mostraram mudanças quanto à forma de enxergar o cidadão idoso. “Se formos livres por dentro, nada nos aprisionará por fora, nem a velhice”, concluiu uma aluna, citando Augusto Cury.
 

 

Turmas Leste I e Leste II

As turmas Leste I e Leste II apresentaram seus Planos de Intervenção no dia 4 de agosto. Durante a manhã, a turma da Leste II apresentou-se na Escola Municipal de Saúde Regional Leste II, em São Mateus. A abertura do evento contou também com a presença de Hideko Kawata.

 

Além dos temas mais diretos, como a prevenção de quedas e a alimentação saudável, algumas apresentações destacaram a importância do entretenimento como forma de atrair o idoso à unidade de saúde. Assim, um dos grupos trouxe propostas de socialização, como a realização de festas juninas e a ampliação de atividades já realizadas.

No período da tarde, o evento da turma Leste I foi realizado no auditório do Hospital Dia Rede Hora Certa, de São Miguel Paulista. Assim como os anteriores, o encontro iniciou-se com considerações iniciais a respeito do curso, onde a docente e os coordenadores se mostraram satisfeitos com o número de adeptos e concluintes, e com os resultados do curso em geral.
 

Após um panorama realizado pela docente Priscila Leite Gonçalves que relembrou a metodologia, os temas abordados e o desempenho dos alunos, os grupos apresentaram suas propostas de intervenção, com alguns temas também diferentes dos já apresentados em outros momentos – como a violência psicológica com os idosos, e apontou como isso é presente até mesmo dentro das unidades e pode passar despercebido.

Por fim, o dia contou ainda com uma apresentação do Grupo Harmonia, da UBS Sitio da Casa Pintada, formado por idosos que realizaram uma coreografia da música “Thriller” de Michael Jackson.

Turma Sudeste

A última apresentação foi realizada pela turma Sudeste, no dia 11 de setembro. O evento ocorreu na EMSR-Sudeste, no Ipiranga, e contou com a presença de gerentes das unidades e representantes da Coordenadoria de Saúde. Todos se mostraram felizes com a realização do curso e sua conclusão, Houve destaque para a importância de sua realização no que tange ao fortalecimento a rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, ainda em construção.


 

A docente, Renata Cereda Cordeiro, relatou que a turma realizou seu trabalho com um nível de complexidade além do proposto pelo curso. Os alunos executaram uma grande pesquisa em campo e apresentaram diversos dados da região que poderão ser estudados e discutidos.

Durante a apresentação, surgiram algumas questões discutidas em aula e que se tornaram o alvo do trabalho de campo. A partir dos dados coletados, os alunos apresentaram as propostas de intervenção, e estas foram debatidas em termos de viabilidade de implementação e capacidade de solução.

O evento foi marcado por uma grande troca de ideias entre alunos, docentes, gerentes de unidades e coordenadores. Um saldo positivo já que os dados apresentados e as avaliações realizadas sugerem a possibilidade de melhorias no Gerenciamento do Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa.

Por: Anderson Peixoto