Share

Histórico

Escola Municipal de Saúde

logomarca Escola Municipal de Saúde

O Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde – CEFOR, vinculado a Coordenação de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Saúde atua desde 1990, no aprimoramento e qualificação profissional dos trabalhadores da SMS, atendendo os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS: “ordenar a formação de Recursos Humanos na área da Saúde”.

A partir do ano de 2002 passou a contar em sua estrutura com a Escola Técnica do SUS – SP, desenvolvendo cursos técnicos, inscritos no Cadastro Nacional de Cursos de Educação Profissional de Nível Técnico - CNCT, de acordo com a legislação do Ministério da Educação, possibilitando a certificação com validade para todo território nacionale integrando a Rede das Escolas Técnicas do SUS vinculada ao Ministério da Saúde.

Do CEFOR à Escola Municipal de Saúde

A Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP), desde 2008, iniciou um processo de reestruturação, que previa, dentre seus desafios a modernização do Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde – CEFOR.

A transformação do CEFOR na Escola Municipal de Saúde teve por objetivo estabelecer uma nova cultura institucional com características dinâmicas e proativas, alinhando as novas tendências, metodologias e tecnologias em desenvolvimento.

A Escola Municipal de Saúde expandirá seu raio de atuação, ampliando sua abrangência na formação e desenvolvimento do conhecimento, tornando-se um pólo irradiador da Política de Educação Profissional em Saúde no município de São Paulo,contribuindo assim para a melhoria da Política Pública de Saúde Municipal.

Para tanto, está implementando diferentes programas de capacitação, combinando atividades selecionadas de formação em grupo de curta, média e longa duração, e possibilitando o acesso a informações atualizadas sobre tendências, inovações e melhores práticas de trabalho da área saúde, no país e no exterior.

Por meio do Decreto Nº 52.514, de 25 de Julho de 2011, a Escola Municipal de Saúde foi consolidada, sendo reorganizada sua estrutura e atribuições. Dentre suas finalidades estão:

O investimento na Modernização

Com a diretriz de proporcionar espaços especializados e cooperativos de inovação entre os trabalhadores da Saúde, a Secretaria, desde 2008 vem investindo em novas ferramentas tecnológicas para a capacitação e formação de seus trabalhadores.

A implantação do Canal Profissional da Rede São Paulo Saudável, do Setor Técnico de Educação à Distância – EAD e da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS são exemplos do protagonismo colocado pela atual gestão, como uma iniciativa ousada e pioneira em administração pública, em educação e capacitação de seus servidores.

Esta posição de vanguarda no processo de desenvolvimento de seus profissionais traz o desafio do novo e significa romper paradigmas.

A Escola Municipal de Saúde e suas áreas

A Política de Educação Permanente em Saúde compreende as dimensões da formação, da gestão, da atenção à saúde e do controle social. Permite a transformação necessária das práticas de saúde, ampliando conhecimento, desenvolvendo um novo olhar sobre as necessidades de saúde, reconhecendo a diversidade social e o direito à diferença e exercitando, cotidianamente, a arte de cuidar, com respeito à dignidade humana.

O município de São Paulo, com o objetivo de implementar esta política, constituiu o Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde - GTEPS, coordenado pela Escola Municipal de Saúde, e 5 Núcleos Regionais - Norte, Sul, Leste, Sudeste, Centro Oeste.

Com o objetivo de contribuir para o alcance da eficiência, eficácia e efetividade das ações desenvolvidas, é fundamental o incentivo à produção, captação, disseminação e a difusão do conhecimento, criando uma rede de profissionais motivados para a participação em contexto de construção coletiva. Busca-se, portanto, desenvolver metodologia para a implantação de um sistema de compartilhamento e socialização dos conhecimentos e informações geradas nos processos de trabalho e nos programas de capacitação e formação desenvolvidos no âmbito da SMS.

e-mail: ems@prefeitura.sp.gov.br

Divisão Administrativa

A Divisão Administrativa tem dentre suas atribuições gerir os eventos funcionais dos servidores da Escola Municipal de Saúde, em consonância com as orientações da Coordenação de Gestão de Pessoas da SMS, bem como, planejar, coordenar, controlar, analisar, orientar e executar os atos de gestão orçamentária, financeira, contábil e patrimonial da Escola.

A área administrativa executa e supervisiona os serviços de expediente, recepção, reprografia, zeladoria, vigilância, limpeza, copa, transporte e manutenção de equipamentos e instalações
.

Núcleo Escolar

Apoiar os processos administrativo-pedagógicos relativos à vida escolar dos alunos matriculados nos cursos ministrados pela EMS é uma de suas principais funções. Cabe ao Núcleo, manter atualizado o arquivo de legislação educacional, sistematizando a documentação necessária para a divulgação, inscrição, execução, acompanhamento, avaliação e certificação dos participantes nos cursos promovidos pela EMS.

Traz ainda como desafio, organizar a agenda única de capacitação e formação de profissionais criando um sistema de registro de todas as ações de formação, capacitação e desenvolvimento de pessoas no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde

Email: emsnucleoescolar@prefeitura.sp.gov.br


Divisão de Educação

Desenvolver cursos e programas de formação inicial e continuada, incluídos os de capacitação, aperfeiçoamento e atualização, em todos os níveis de escolaridade,atendendo às necessidades regionais e diretrizes da Secretaria Municipal da Saúde, tais como: Curso Básico de Assistência Farmacêutica, Capacitação de Conselheiros Gestores das Unidades de Saúde, Programa Gestores do SUS, Recepção para novos funcionários, Cuidando do Cuidador, Questão Étnico Racial, entre outros.

Email: emseducacao@prefeitura.sp.gov.br

             e-mail: emsead@prefeitura.sp.gov.br  

Núcleo de Documentação

O Núcleo de Documentação tem por responsabilidade a organização e sistematização de documentos e materiais de interesse da Saúde Coletiva produzidos pelas diversas Unidades de Saúde de SMS, além dos adquiridos por meio de compra e doação.

Possui em seu acervo livros, teses, dissertações, folhetos, periódicos e documentos não-convencionais, contando também com vídeos.

Em Agosto de 2011 é lançada a Biblioteca Virtual, modelo adotado pela Secretaria como contribuição para o desenvolvimento da saúde coletiva e fortalecimento do SUS, tornando-se uma ferramenta estratégica na gestão da informação e conhecimento técnico-científico.

O seu acesso é livre, gratuito e equitativo, onde todas as informações nela contida estão sendo produzidas por todas as áreas vinculadas à Secretaria, portanto, um espaço de todos.

Em parceria com o Centro Latino Americano e do Caribe em Ciências da Saúde - BIREME/OPAS/OMS, é a 1ª instância Municipal de uma Biblioteca Virtual em Saúde no Brasil e permitirá que todo esse conhecimento esteja sistematizado para o intercâmbio nacional e internacional.

Acesse a Biblioteca Virtual : http://sms.sp.bvs.br
Email: emsdocumentacao@prefeitura.sp.gov.br

Núcleo de Comunicação e TV Corporativa

Inaugurada em 2008, a Rede São Paulo Saudável, rede de transmissão e recepção de sinais de TV digital via satélite, conta com cerca de 1000 pontos de recepção dois estúdios de geração e 03 canais de TV, o Canal Cidadão, o Canal Profissional e o Canal Interativo.

Esta tecnologia teve como objetivo principal, transmitir conteúdo educativo nas Unidades de Saúde para seus usuários, melhorar a capacitação dos profissionais por meio da Educação a Distância e possibilitar uma interação rápida e simples com os seus estabelecimentos.

Canal Profissional: funciona nas salas de reuniões ou salas das gerências das unidades de saúde e tem uma programação exclusiva para os funcionários da SMS. A programação deste canal é de responsabilidade da Escola Municipal da Saúde. Neste canal são retransmitidas as aulas, palestras e capacitações para os servidores.

No dia 12 de julho de 2010, foi lançada a nova programação do Canal Profissional, com sete novos programas, produzidos pela Escola Municipal de Saúde, com o intuito de atender as necessidades dos trabalhadores da rede. Posteriormente outros programas passaram a compor a Grade de Programação do Canal Profissional. Fazem parte da grade de programação atual:

Toda a programação do canal é produzida com base nas interações advindas dos próprios  trabalhadores da saúde.

Responsável pela visibilidade e disposição de informações da Escola Municipal de Saúde, o Núcleo de Comunicação, desenvolve o planejamento da divulgação dos cursos oferecidos, produção de material gráfico, padronização e identidade visual de todas as publicações com qualidade, consolidando a imagem da Escola.

De maneira integrada o Núcleo de Comunicação auxilia o Canal Profissional da Rede São Paulo Saudável no desenvolvimento de comunicação visual dos programas, bem como na produção, execução, edição e criação das vinhetas.

Email do comunicação: emscomunicacao@prefeitura.sp.gov.br
Email do tv: emscanalprofissional@prefeitura.sp.gov.br

ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE – EMS

Rua Gomes de Carvalho, 250 – Vila Olímpia – São Paulo, SP - CEP: 04547-001
Tel.: 3846-1134/3846-4815
email: ems@prefeitura.sp.gov.br

 Facebook: www.facebook.com/EscolaMunicipalDeSaude


Twitter: twitter.com/EscolaMunSaude


Youtube: www.youtube.com/CanalProfissional-SMS-SP

ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE - REGIONAL LESTE 1

Rua Pedro Avelino, 22 - São Miguel Paulista - São Paulo, SP  
CEP: 08010-170
Tel.: 2956-8038
Responsável: Rosangela Correa Araújo da Silva 
email: etsusleste1@ig.com.br / etsusleste1@prefeitura.sp.gov.br

 ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE - REGIONAL LESTE 2

Rua Américo Salvador Novelli, 154 - Itaquera - São Paulo, SP
CEP: 08210-090 
Tel.: 2013-3635 / 2017-2971
Responsável: Ana Cristina Cerruti
email: etsusleste2@gmail.cometsusleste2@prefeitura.sp.gov.br

ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE - REGIONAL NORTE

Rua Engº Edgard Ferreira de Barros Júnior, 75 - Freguesia do Ó - São Paulo, SP
CEP: 02910-015
Tel.: 3997-7660
Responsável: Suely Ferreira dos Santos
email: etsusnorte2@gmail.com / etsusnorte@prefeitura.sp.gov.br

ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE - REGIONAL SUDESTE

Rua Antonio Marcondes, 159 - Ipiranga - São Paulo, SP
CEP: 04267-020
Tel.: 2062-6456
Responsável: Gislaine Aparecida Sacardo
email: emssudeste@prefeitura.sp.gov.br

ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE - REGIONAL SUL 

Rua Olivia Guedes Penteado, 267 - Jd Socorro - São Paulo, SP
CEP: 04766-001
Tel.: 5524-9352 / 5524-1256
Responsável: Célia Terezinha Bernardes da Costa
email: etsussul@prefeitura.sp.gov.br

ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE - REGIONAL OESTE

Rua Doutor Renato Paes de Barros, 77 - Itaim Bibi - São Paulo, SP
CEP: 04530-000
Tel.: 3073-0972 / 3078-6808
Responsável: Rosalia Magda Manicardi
email: rmanicardi@prefeitura.sp.gov.br

ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE - REGIONAL CENTRO

Rua Albuquerque Lins, 40 - Santa Cecilia - São Paulo, SP
CEP: 01230-001
Tel.: 3221-2736
Responsável: Roberta Elias Manna
email: robertamanna@gmail.com