Principais dúvidas

A São Paulo Saudável – rede privada e exclusiva de TV da Secretaria Municipal de Saúde, com transmissão via satélite, presente em todas as unidades de saúde da capital - foi às ruas para ouvir as principais dúvidas da população sobre o Zika vírus. Alessandro Giangola, biólogo da COVISA, responde:

Tânia Rodrigues Garbato (moradora da Penha) - O que é o Zika vírus?

O Aedes aegypti transmite várias doenças, incluindo o Zika vírus. O Zika vírus apresenta os seguintes sintomas: febre alta, manchas vermelhas pelo corpo e vermelhidão nos olhos, parecida com a conjuntivite, só que sem secreção e sem coceira.

João Cesar Meassi (morador do Centro) – É possível pegar dengue, Zika Vírus e Chikungunya ao mesmo tempo?

É possível, mas é muito pouco provável que isso aconteça, porque esses vírus competem entre si dentro do mosquito. Então, é muito pouco provável que isso aconteça, mas é possível.

Jaqueline da Silva Firmino (moradora de Francisco Morato) – Qual é o tratamento para o Zika vírus?

A febre do Zika vírus ainda não possui um tratamento. Não existe nenhum remédio específico para esse vírus. Os tratamentos que nós dispomos são apenas sintomáticos para baixar febre, diminuir a dor.

Luis Carlos Bezerra Leite (morador de São Bernardo do Campo) – O uso de repelente pode realmente prevenir o Zika Vírus?

O repelente pode, sim, prevenir as doenças que o Aedes aegypti transmite, incluindo o Zika vírus. Mas é sempre importante a gente colocar em ação as medidas preventivas, eliminando os criadouros de nossas casas, não deixando água parada e limpa no nosso ambiente.

Paulo Roberto Nunes Amâncio (morador da Vila Ré) - Como posso pegar o Zika vírus?

A principal forma de se contrair o Zika é por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. Por isso, é importante não mantermos criadouros em nossas residências, eliminando qualquer tipo de água parada.

Leander Fernandes Cipriano (morador de Guaianases) - Por que o Aedes aegypti consegue transmitir tantas doenças?

A fêmea do Aedes Aegypti precisa do nosso sangue para maturar os seus ovos. Quando ela faz esse repasso sanguíneo, picando as pessoas, ela contraí esses vírus. Ela tem uma capacidade muito grande de picar muitas pessoas, então, contrair vários tipos de vírus. E ela se torna apta a transmiti-los.