A Escola Municipal de Saúde transmitiu a semana de lives em comemoração ao Dia da Consciência Negra

As transmissões ao vivo tiveram como objetivo discutir e buscar melhorias para a Saúde da População Negra.

 Por Renata Puosso

O evento promovido pela Área Técnica de Saúde da População Negra da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Escola Municipal de Saúde (EMS) foi realizada, dos dias 07 a 11/12. A área técnica busca formular ações que promovam no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) a redução das iniquidades em saúde relacionadas à questão racial, por meio da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

As lives tiveram por intuito discorrer e informar a população em geral sobre as políticas públicas municipais, voltadas para a saúde da população negra e enfatizar a questão da necessidade de equidade e cuidados com a saúde.

Veja o comentário da Assessora Técnica da Saúde da População Negra, Lígia Santos, sobre a importância deste evento:

Foram abordados temas importantes como: Saúde da Mulher, Impacto da COVID-19 na população negra - Hipertensão Arterial e Diabetes, Saúde Mental, Violência contra o Jovem e Saúde do Idoso. Com duração de uma hora cada, as transmissões feitas pelo Canal Profissional no Youtube, já obtiveram mais de 1.606 visualizações.

Segundo a Coordenadora da Área Técnica de Saúde da População Negra, Valdete Ferreira dos Santos:

“Os temas que trouxemos para esta série de lives foram escolhidos por se tratar de temas relevantes para a população negra. Espera-se que com as informações discutidas durante as lives sirvam de inspiração para a implementação das políticas públicas, capazes de diminuir as iniquidades determinadas pelo racismo.”

 

Assista na íntegra todas as lives:

A Saúde da Mulher Negra: https://youtu.be/V2Xb8XYBtX8
A Saúde do Idoso Negro: https://youtu.be/FP8v6K0XldM
A Violência Contra o Jovem Negro: https://youtu.be/iWthZRr8C84
Saúde Mental da População Negra: https://youtu.be/tt-RssTT4mk
O Impacto da Covid-19 na hipertensão e Diabetes: https://youtu.be/LTEoY110XZo