Curso “Gestão da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa na cidade de São Paulo”

Inscrições nas Escolas Municipais de Saúde Regionalizadas de acordo com o cronograma das Coordenadorias

 A Secretaria Municipal da Saúde, por meio Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa e do Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa em Saúde, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas e das Coordenadorias Regionais de Saúde, Norte, Centro, Leste, Oeste, Sudeste e Sul, COMUNICAM a realização do Curso “Gestão da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa na cidade de São Paulo”, conforme abaixo:

1. OBJETIVO GERAL
Apresentar e discutir as principais características do processo de envelhecimento populacional com enfoque regional e as possíveis implicações nos serviços de Saúde e outras áreas de atenção, bem como, para o desenvolvimento de ações de promoção, prevenção, cuidados e proteção à saúde frente aos agravos mais comuns na população idosa atendida na rede de atenção à saúde.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Apresentar a Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa- RASPI e o instrumento Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa – AMPI/AB.
- Implementar ações e fluxos e orientar as referências e contra referências na Rede de Cuidados.
- Instrumentalizar os gestores dos serviços da rede de atenção para o planejamento de ações loco-regionais.

3 PROGRAMAÇÃO, DOCENTES E HORÁRIOS

Conteúdo Programático
- Características do envelhecimento populacional: envelhecer na atualidade, o impacto na saúde, assistência e previdência social, educação. Senilidade e Senescência. Panorama Municipal e Regional.
- Conceito, componentes e princípios do SUS, Redes e RASPI. Integralidade e intersetorialidade. Situação da RASPI nas regiões.
- O Olhar sobre a capacidade funcional – Mudança de paradigma. Avaliação Multifuncional Idoso AMPI AB: questionário inicial e Testes de Rastreamento funcional.
- Meta “Cidade amiga do Idoso” Conceitos Chaves: Promoção do envelhecimento ativo e saudável; Manutenção e reabilitação da capacidade funcional; Apoio ao desenvolvimento de cuidados informais e formais; Atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa; Estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção.

Horário: 8-13 horas
Carga Horária: 5 horas.

Docentes:
Sergio Marcio Pacheco Paschoal – Médico Geriatra da Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa, Coordenação da Atenção Básica, SMS.G.

Rosa Maria Bruno Marcucci – Enfermeira da Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa- Coordenação da Atenção Básica, SMS.G.
Leonardo Jose Costa de Lima – Terapeuta Ocupacional da Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa - Coordenação da Atenção Básica, SMS.G.

Oficinas de Trabalho - Horário: 14 -18 horas
Carga horária: 4 horas

Conteúdo Programático:
Questões facilitadoras, dificultadoras e propostas para implantação da RASPI nas regiões, com enfoque nas ações da Atenção Básica.
Conceitos-chaves: Acesso, escuta qualificada, acolhimento, equipes de referência para saúde da pessoa idosa na UBS, classificação funcional, fluxos internos e externos, planejamento de ações segundo classificação funcional.

Facilitadores: Profissionais da Assessorias Saúde Pessoa Idosa das Coordenadorias Regionais de Saúde, das Supervisões Técnicas de Saúde e das Escolas Municipais Regionais de Saúde.

4. CARGA HORÁRIA
Carga Horária Total: 09 horas

5. METODOLOGIA
Exposição dialogada e atividades em sub-grupos com leitura de texto orientador e preenchimento de roteiro pré-estabelecido.

6. PARTICIPANTES
Profissionais de Nível superior da gestão da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e da rede de atenção.

Quadro de cronograma e locais do curso “Gestão da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa na cidade de São Paulo”

8. INSCRIÇÃO
Inscrições pelo link FormSUS nas Escolas Municipais de Saúde, de acordo com o cronograma das Coordenadorias Regionais de Saúde.
Período de inscrição:
CRS Leste: 18/9 à 13/10
CRS Centro: 18/9 à 18/10/2017
CRS Norte:18/09 à 24/10
CRS Oeste:9 /10 à 7/11/2017.
CRS Sul - 9/10 à 01/11/2017
CRS Sudeste: 6/11 à 30/11/2017

10. VAGAS
Uma vaga para o gestor de cada Unidade Básica de Saúde, Unidade de Referência à Saúde do Idoso - URSI -, Programa Acompanhante Idoso - PAI e Centro de Referência Saúde Idoso - CRI, Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar – EMAD, e demais unidades de atenção saúde do idoso das Regiões de Saúde.

11. AVALIAÇÃO
Elaboração de propostas loco-regionais para efetivação da RASPI.

12. METAS E RESULTADOS
Participação de 85 % dos gestores dos serviços. Qualificação dos gestores dos serviços em dados sobre o envelhecimento e suas implicações nos serviços sócio sanitários e realizar propostas loco-regionais para efetivação da RASPI.

13. CERTIFICADO
Os certificados serão conferidos aos participantes que obtiverem 100% de presença no curso e Conceito satisfatório para as atividades propostas.

14. RESPONSÁVEIS
Sergio Marcio Pacheco Paschoal –Área Técnica da Saúde da Pessoa Idosa - Coordenação da Atenção Básica, SMS.G.
Rosa Maria Bruno Marcucci –Área Técnica da Saúde da Pessoa, Coordenação da Atenção Básica, SMS.G.
Leonardo Jose Costa de Lima - Área Técnica da Saúde da Pessoa, Coordenação da Atenção Básica, SMS.G.
Fátima Madalena de Campos Lico -Divisão de Educação - CDEPS/COGEP/SMS.
Hideko Kawata Miura - Divisão de Educação - CDEPS/COGEP/SMS.
Interlocutores da área Técnica da Pessoa Idosa das Coordenadorias e Supervisões Técnicas de Saúde.
Escolas Municipais de Saúde Regiões de Saúde.

15. COORDENAÇÃO
Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa em Saúde – CDEPS/COGEP/SMS
Área Técnica Saúde da Pessoa Idosa-SMS