Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

Secretaria Municipal de Saúde inicia curso para melhorar o diagnóstico de doenças e acidentes de trabalho

Na última segunda-feira, 18, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início ao primeiro Módulo Presencial do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana na Universidade Nove de Julho (Uninove), unidade Vergueiro.
As aulas que serão ministradas até quarta-feira da próxima semana, 27, têm o objetivo de sensibilizar os profissionais para a necessidade de diagnosticar e notificar de forma rápida, completa e correta os casos relacionados às doenças e acidentes de trabalho.

De acordo com Ricardo Fernandes Menezes, coordenador da Área Técnica de Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ainda são inúmeros os casos de hospitais, prontos socorros e ambulatórios que falham neste quesito.
“Há ainda problemas no que tange aos transtornos mentais, perda auditiva induzida por ruído, pneumoconioses, dermatoses e câncer”, complementa Menezes.

São, ao todo, 260 profissionais participando do curso das mais diversas áreas de atuação das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM), Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha, Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), da Coordenação de Vigilância em Saúde – COVISA e de outros serviços da SMS, além de funcionários do Departamento de Saúde do Servidor (DESS), da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (DESS/SEMPLA).

 

Colaborador: Bruno Rosas