Proposta do Pronatec para a SMS é apresentada no GTEPS

Encontro também destacou ações voltadas à pessoa com deficiência e do Plano de Educação Permanente (PEP) em Dermatologia

No dia 10 de junho de 2014, foi realizada a reunião ordinária do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (GTEPS), que trouxe três assuntos na pauta, além de informes gerais: as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no município de São Paulo, a apresentação dos projetos da área técnica da Pessoa com Deficiência e do Plano de Educação Permanente (PEP) em Dermatologia, desenvolvido pela Atenção Especializada e a EMS.

A discussão do primeiro tópico contou com a presença dos representantes do comitê gestor do Pronatec, Guilherme Cesar e Luís Campos , que apresentaram a proposta de aplicação do Programa em São Paulo, por meio da Fundação Paulistana, na modalidade Servidor e voltado aos trabalhadores da SMS.

Segundo Guilherme, a ideia da parceria surgiu em função da importância da saúde na esfera federal e da ampliação da formação profissional no setor. “A área da saúde é sempre prioridade no governo e no país, e além disso, a iniciativa possibilita mais oportunidades de formação nos municípios”, justificou.

Após a exposição do Pronatec, foram apresentados o Curso básico de Orientação e Mobilidade e de Orientação para o uso Funcional dos Auxílios Óticos e o Curso de Atualização em Abordagem Oftalmológica da Pessoa com Baixa Visão para Profissionais da Área no município de São Paulo, além das definições, até o momento, para a Programa de Educação Permanente em Dermatologia, elaborado pela Atenção Especializada e a EMS.

O próximo encontro do GTEPS ocorrerá em agosto e terá como convidada a Profa. Regina Marcília, para apresentar o histórico da integração ensino/serviço, também exposto no projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde).

Colaboradora: Camila Marques