Primeiras turmas do Curso TVS se formam em SP

Alunos do Técnico em Vigilância em Saúde recebem certificação e concluem a formação depois de dois anos e meio de encontros semanais nas Escolas Municipais de Saúde

Nesta segunda-feira, 12 de maio de 2014, aconteceu a formatura das primeiras turmas do Curso Técnico em Vigilância em Saúde, iniciado em 2011 nas seis Escolas Municipais Regionalizadas (EMRS), no teatro da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD).

O evento teve como cerimonialista dois dos formandos, os alunos Antonio Marcos Costa Lima e Patrícia Bonfim, respectivamente, das EMRS Leste 2 e Sul, e contou com a presença de autoridades da área da saúde, representantes e docentes das EMRS, além de parentes e amigos dos discentes.

A mesa da abertura foi presidida pela diretora da EMS, Laura Santucci, que fez um discurso retrospectivo sobre a história do curso, desde a sua criação. “Desde 2010, quando o Ministério da Saúde propôs o curso, percorremos um caminho muito árduo. Por isso, quero agradecer aos integrantes da escola, coordenadores regionais e alunos que confiaram e acreditaram na proposta”, declarou. A representante da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGETS/MS), Guadalupe Santana, reconheceu, em sua fala, o interesse dos alunos em buscar desenvolvimento profissional. “Vocês estão de parabéns, porque quem quer se qualificar, já trabalha bem, pois quem não trabalha, não quer estudar”, pontuou.

Também participou da solenidade inicial Teresinha Pinto, representante da Dra. Ana Estela Haddad, patrona das turmas, que não pôde comparecer à ocasião. Ela também recebeu uma homenagem dos alunos e leu a mensagem de parabenização enviada pela Primeira Dama de São Paulo. “A formação em serviço nasce na educação superior, a partir da experiência desenvolvida no PROFAE, com a educação técnica profissional. E o trabalho do nível técnico é imprescindível para o SUS”, dizia um dos trechos do texto.

Ainda na primeira parte da cerimônia, o representante dos paraninfos das turmas e coordenador da EMRS Centro-oeste, Nelson Bedin, e a oradora Regina Inácio, da turma 6 da mesma Escola, realizaram seus discursos. A aluna da EMRS Sul Andréa Villas Bôas conduziu os colegas no juramento da profissão, e logo depois, todos assistiram ao vídeo especial de homenagem, preparado pela equipe do Canal Profissional da Rede São Paulo Saudável, que trouxe depoimentos de docentes e alunos de diversas regiões. “Foi uma oportunidade de ver outras pessoas que fazem parte do processo e o que cada um pensa, pois não tivemos muito essa oportunidade durante o curso”, comentou Jocinéia Rosa, da turma da EMRS Sul.

Para a entrega dos diplomas, formou-se uma nova mesa, composta por representantes da EMS e da Coordenação de Vigilância em Saúde e pelos paraninfos das turmas, de quem os discentes receberam a certificação e os cumprimentos pela conquista. Em seguida, eles também homenagearam todos os docentes e coordenadores das Escolas Regionais, com vasos de flores, e posaram para a tradicional “foto da turma”, no centro do palco. “É um prazer e uma alegria imensa estarmos todos juntos nesta vitória. Hoje é a coroação de um trabalho exitoso feito com diversas parceiras”, afirmou Regina Helena Sanches, coordenadora do Curso na EMS e docente da turma da EMRS Norte.

A diretora Laura Santucci encerrou a cerimônia com mais uma homenagem aos representantes das equipes da EMS, da Covisa, e das EMRS, e logo depois, os alunos subiram ao palco, ao som da música “We are the champions”, da banda Queen, manifestando emoção com a conclusão da nova etapa profissional. “Me sinto realizado por todo o conhecimento adquirido e estou na expectativa de colocá-lo em prática”, desabafou Roney Barros, da EMRS Leste 1.

Colaboradora: Camila Marques