Reunião na EMS prossegue com discussões sobre saúde do migrante

Técnicos da área da saúde e dos direitos humanos e cidadania debateram do Programa de Capacitação para Servidores Públicos da Saúde para Atendimento a Imigrantes

No dia 28 de abril de 2014, representantes da EMS receberam o assessor da Coordenação de Políticas para Migrantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Guilherme Arosa Prol Otero, para dar continuidade à discussão de projetos educativos voltados aos profissionais da saúde que atendem estrangeiros na cidade de São Paulo.

Retomando as definições do primeiro encontro, realizado no início do mesmo mês, o grupo debateu as diretrizes contidas no Programa de Capacitação para Servidores Públicos da Saúde para Atendimento a Imigrantes, elaborado por profissionais da SMDHC. O projeto mostra a representatividade da população imigrante na cidade, em relação ao restante do país, e aponta as principais metas para a capacitação dos trabalhadores que devem atendê-la, que incluem a realização de oficinas e a elaboração e distribuição de metodologia e material específicos.

Segundo os novos apontamentos, está prevista a capacitação de mais de 500 Assistentes de Gestão de Políticas Públicas (AGPP) de toda a cidade, com prioridade para as subprefeituras das regiões da Sé, Moóca, Penha, de São Mateus, da Vila Maria e de Santo Amaro, que apresentam os maiores contingentes de imigrantes. Para isso, será realizado - inicialmente, na EMS, e posteriormente, nas Escolas Municipais Regionais - um curso de capacitação para esses AGPPs, com duração de 8 horas e participação de 30 facilitadores . A atividade terá início em julho ou agosto deste ano.

O grupo de trabalho volta a se reunir na próxima semana, para retomar as discussões.

Colaborador: Anderson Marinho