Com atividades integrativas e reflexões, EMS abriu a Semana Nacional de Humanização em SP

Evento contou com a presença de representantes de Comitês Regionais e Núcleos Executivos de Humanização de toda a cidade

A Semana Nacional de Humanização, realizada de 07 a 11 de abril, para comemorar os 10 anos da Política Nacional de Humanização (PNH), teve início em São Paulo com um seminário com práticas integrativas e reflexões na EMS, na segunda-feira, 07.

O evento foi dirigido pelo psicoterapeuta e educador Adriano Galhardo Pedroso e contou com a participação de representantes de Comitês Regionais e Núcleos Executivos de Humanização de Autarquias Hospitalares.

No primeiro bloco do evento, os participantes praticaram danças circulares, com o objetivo de celebrar e, ao mesmo tempo, relaxar, para desenvolver as outras atividades propostas. No segundo bloco, eles fizeram um World Café, que consiste em uma dinâmica de conversação multidirecional para reflexão, sobre os pontos importantes a serem priorizados na Semana. Após o intervalo para o almoço, os trabalhadores da saúde desenvolveram, novamente, uma atividade lúdica e discutiram a humanização sob a perspectiva do autoconhecimento e das relações humanas.

Segundo o educador, o objetivo era mostrar, por meio das dinâmicas e reflexões, os conceitos relacionados à PNH, a fim de inspirar os profissionais em seus locais de trabalho. “Pensamos que era importante que esse dia fosse de participação e lúdico, para que as pessoas pudessem se sentir à vontade, mas também, para que pudessem, de alguma maneira, receber informações e reflexões e participar de discussões, para voltarem às unidade com ideias, possibilidades de atuação e questionamentos”, explicou.

A coordenadora do Comitê Municipal de Humanização, Regina Maria Tiveron, que também realizou a abertura do evento e participou das atividades integrativas, apontou a importância da PNH e seus benefícios para qualificar as ações na área da saúde. “Ela quebra o modelo mais tradicional de 'queixa conduta' e resgata os sujeitos, o usuário, trabalhador e gestor em uma relação de produção de saúde”, afirmou.

A PNH foi criada em 2003, mas teve a comemoração dos seus 10 anos adiada para 2014, durante a Semana Nacional de Humanização. Nesse período, eventos e atividades devem ser  organizados em todo o país, com o objetivo de promover espaços de troca de experiência e reflexões, entre os trabalhadores da saúde, acerca das ações dessa política no SUS.

Colaboradores: Camila Marques e Fernando Gomes