Saúde do imigrante é tema de reunião na EMS

Encontro entre técnicos da área de direitos humanos e cidadania e da saúde define estratégias para o desenvolvimento de trabalhadores que atuam com estrangeiros

Nesta quarta-feira, 2 de abril de 2014, representantes da Coordenação de Políticas para Migrantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) se reuniram com a diretora da Divisão de Educação da EMS, Ester Finguerut Serff, na própria instituição. Eles discutiram projetos educativos voltados a profissionais da saúde que atendem imigrantes na cidade de São Paulo.

O grupo revelou preocupação em melhorar esse serviço, visto o grande fluxo de bolivianos, africanos, e recentemente, sírios, principalmente mulheres, que a capital recebe. Os técnicos debateram algumas ideias de ações voltadas a essa população, como a capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), com foco no centro e Sudeste, de Assistentes de Gestão de Políticas Públicas (AGPPs) e enfermeiros, para receberem estrangeiros, e a realização de um curso de idiomas e de programas de sensibilização sobre o assunto no Canal Profissional da Rede São Paulo Saudável.

Segundo a representante da EMS, as capacitações para ACSs e AGPPs já estão confirmadas, restando pactuar as outras ações e iniciar a construção das primeiras ações. “Essas já estão combinadas. Agora, eles vão trazer insumos e materiais para vermos como adequamos isso à nossa realidade”, declarou.

O grupo se reunirá, novamente, no final de abril, para retomar os trabalhos.

Colaboradora: Camila Marques