Alunos do TVS apresentam TCC e concluem a formação

Turmas de 2011 do curso Técnico em Vigilância em Saúde expõem trabalhos de conclusão de curso e preparam-se para a formatura, que deve acontecer em 29 de abril

De 13 a 24 de março de 2014, os alunos da primeira turma (2011) do Curso Técnico em Vigilância em Saúde nas seis Escolas Municipais Regionalizadas (EMRS) apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), para aprovação final na capacitação.

Os discentes realizaram seminários de curta duração e expuseram banners sobre seus projetos de intervenção a representantes e docentes do curso e de instituições ligadas à Vigilância, familiares e amigos presentes. Os trabalhos abordaram temas relacionados às três áreas da Vigilância (sanitária, epidemiológica e ambiental), com diferentes enfoques, como promoção/prevenção, educação e atendimento.

Em algumas bancas, os técnicos fizeram perguntas e comentaram a respeito do conteúdo com os alunos. A coordenadora do curso pela Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), Ana Marisa Tenuta Perondi, afirmou estar satisfeita e orgulhosa do que viu. “Cada um deles representa que todo o esforço que fizemos foi algo brilhante. Eles foram além do que imaginávamos”.

Segundo a Supervisora Técnica de Saúde da Capela do Socorro, na região Sul, Lucia Cleto Duarte, os TCCs mostraram a compreensão prática e aprendizado dos alunos. “Eu pude perceber o quanto eles se apropriaram da integração entre essas vigilâncias no seu dia a dia”, afirmou.

Alguns coorientadores dos alunos nos trabalhos finais também prestigiaram as apresentações, como o biólogo da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) Jabaquara/Vila Mariana, Felipe Josefredo, que orientou os alunos Jeremias dos Santos e Márcio Ramos, da turma 2 – Sudeste. “Posso dizer que eles cresceram como pessoas e profissionais. Durante o curso, tanto nas vitorias quanto nas atividades práticas, percebi a mudança que tiveram. Eles passaram a executar o serviço bem melhor”, declarou o especialista.

Os alunos demostraram-se entusiasmados com a realização da proposta de intervenção e revelaram suas expectativas profissionais, com a conclusão do curso. “Que haja uma integração entre as vigilâncias e que o Técnico de Vigilância em Saúde seja um funcionário para acrescentar nas atividades diárias e fortalecer o SUS, oferecendo um serviço de qualidade para a população”, desejou Regina Célia, da turma da EMRS Leste 1. Antonio Carlos Oliveira, da turma 3-Sul, espera, principalmente, pela criação do cargo de Técnico de Vigilância em Saúde na Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), que ainda não existe, para aprimorar a saúde por meio da integralidade do cuidado. “Pode ser um diferencial na vida da população com a qual trabalhamos, pois podemos ajudar todas as vigilâncias a melhorar as condições de saúde, detectar fatores de risco e agravos, para buscar soluções, a fim de que a população saia ganhando na saúde”, justificou.

Na mesma perspectiva, a coordenadora da EMRS Leste 2, Zenaide Neto Aguiar, também manifestou o desejo pelo estabelecimento da profissão e revelou o planejamento de novas turmas para o próximo ano. Segundo ela, há pretensão de se criar, pelo menos, mais um grupo de alunos, mais um motivo para pleitear a oficialização do cargo. “Futuramente, a gente tem pretensão, além da formação, de conseguir o compromisso dos gestores e autoridades para a formação do cargo”, reforçou.

A formatura de todos os alunos que concluíram a formação de TVS está prevista para acontecer em 29 de abril na sede da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD). Acompanhe a cobertura da cerimônia em todas as nossas mídias.

Colaboradora: Camila Marques