Alunos do curso de qualificação para ACS apresentam trabalho final na EMS

Discentes expõem projeto de intervenção baseado em aulas práticas e na vivência obtida nos Consultórios de Rua

Nesta segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014, os alunos do curso Prevenção e Intervenção ao uso Abusivo de Substâncias Psicoativas das Coordenadorias Regionais de Saúde Sudeste e Centro-Oeste apresentaram trabalhos de intervenção territorial no auditório da EMS, para conclusão da capacitação. Os projetos foram elaborados com base nos conteúdos discutidos em sala de aula e nas experiências vividas nos trabalhos de campo, denominados Consultórios de Rua.

As equipes abordaram ações de conscientização em saúde, inclusão nos serviços, aumento do acesso a tratamentos, humanização de profissionais, fortalecimento do trabalho em rede, trabalhos motivacionais e de sensibilização de equipes multiprofissionais.

Ao final de cada exposição, representantes das CRS, Supervisões Técnicas de Saúde (STS), Equipes Multiprofissionais das UBS e da coordenação do curso avaliaram os projetos.

A coordenadora técnica do curso, Andréa Costa Dias enfatizou o objetivo da capacitação. “Foi recuperar a complexidade do problema (uso de substâncias psicoativas), que muitas vezes não é passado na mídia”.

O docente do curso, Liandro Lindner, destacou as possibilidades obtidas, com o desenvolvimento dos trabalhos. “Acredito que foi um detonador de propostas que podem ter continuidade, a partir dos projetos apresentados, que serão discutidos nas STS”, declarou. O educador também aproveitou o espaço para homenagear os alunos, com um vídeo de fotos deles no período da capacitação.

A coordenadora geral do curso na EMS, Christiane Mery Costa, também se ateve às oportunidades ofertadas pelo curso para causar mudanças no território. “Como tudo em Educação Permanente”, comparou. “Os alunos puderam trazer os seus planos, falar o que eles pensam a respeito e como isso poder ser levado para o local em que atuam”, completou.

A capacitação

O curso de qualificação profissional Prevenção e Intervenção ao uso Abusivo de Substâncias Psicoativas teve duração de 160 horas, com aulas iniciadas em agosto de 2013, na EMS, e divididas em encontros presenciais, no local de trabalho e, por fim, no território de atuação, com a elaboração do projeto final.

Ao todo, foram capacitados 96 agentes comunitários de saúde e 16 enfermeiros, sendo um de cada equipe.

Acesse o blog do curso e leia os relatos de campo de todas as ações dos Consultórios de Rua: http://www.rdacssampa.blogspot.com.br/

Colaboradores: Camila Marques e Fernando Gomes