Seminário sobre curso de gestão hospitalar é realizado na EMS

Evento terá 180 horas, com 11 encontros presenciais, oficinas e períodos de dispersão

Nesta terça-feira, 18 de fevereiro de 2014, foi realizado na EMS o seminário de lançamento do curso de aperfeiçoamento “Desenvolvimento Gerencial Integrado da Linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar”, resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o HCor.

A capacitação terá duração total de 180 horas, com 11 aulas presenciais, atividades de dispersão, projetos gerenciais, oficinas de formação de facilitadores, além de seminários, realizados em instituições de saúde, como as unidades hospitalares onde atuam os alunos participantes. São elas: Tide Setúbal, Dr. José Soares Hungria, Prof. Waldomiro de Paula e Dr. Ignácio de Proença Gouveia.

O seminário realizado na EMS foi o primeiro encontro, no qual participaram da mesa de abertura o médico sanitarista e assessor técnico do superintendente da Autarquia Hospitalar Municipal, Dr. Rubens Kon; a assessora técnica do gabinete do Secretário Municipal da Saúde, Dra. Miryan Ribeiro de Lima; o gerente de projetos filantrópicos do HCor, João Marcos Valverde Magalhães; e a diretora da Divisão de Educação da EMS, Ester Finguerut Serff, representando a instituição.

Após a solenidade de abertura, os representantes do projeto apresentaram o curso e seus objetivos. Segundo a Dra. Myrian, a capacitação visa o aperfeiçoamento da postura gerencial dos profissionais, principalmente diretores e gerentes de hospitais. “Nós queremos que esse curso aumente a capacidade gerencial de cada equipamento para que a qualidade da saúde prestada melhore”, afirmou. Em seguida, eles pactuaram a agenda de trabalho e distribuíram o termo de compromisso para assinatura dos convidados presentes.

Esther Finguerut avaliou positivamente o resultado do evento de apresentação. “Foi bom, objetivo, além de ser um momento de esclarecimento de dúvidas desse curso de grande importância para a área hospitalar”, comentou.

Colaborador: Fernando Gomes