Gestores discutem proposta de curso para profissionais das RAPs

GT formado por representantes da área de Saúde Mental planeja capacitação com foco no atendimento infanto-juvenil

Nesta terça-feira, 18 de fevereiro, o grupo de trabalho para organização dos cursos de Saúde Mental na cidade de São Paulo, se reuniu na EMS, para discutir a proposta de realização do Curso de Qualificação/Assistência em Atenção à Saúde Mental da Infância e Adolescência, voltado aos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial.

O GT apresentou algumas observações úteis ao planejamento da ação, como a necessidade de esclarecer conceitos relacionados ao uso de substâncias psicoativas entre crianças, além de outras reflexões e da própria construção da proposta, que será lançada por meio de mais um encontro em formato de roda de conversa, com data e local ainda indefinidos.

Segundo a técnica da Divisão de Educação da EMS, Christiane Mery, responsável pela área de Saúde Mental na instituição, o objetivo do encontro foi dar um parecer sobre a realização da ação e ouvir as opiniões e sugestões dos membros do GT. “Estamos dando andamento à ação e partilhando os detalhes do processo, para obter as contribuições antes de ir às regiões”.

Christiane também revelou a inspiração no Curso “Prevenção e Intervenção ao Uso Abusivo de Substâncias Psicoativas”, para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que tem 27 turmas e seis docentes e cujos alunos vão apresentar um projeto de intervenção territorial no próximo dia 24, para conclusão. “Queremos fazer uma construção parecida, pois é um curso que dá certo”, pontuou.

O grupo de trabalho para organização dos cursos de Saúde Mental é formado por representantes da área da Saúde Mental nas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), Escolas Municipais Regionalizadas, nos Hospitais e Autarquias Hospitalares Municipais, no SAMU e na EMS.

Colaboração: Camila Marques