Seminário apresenta plano de Educação Permanente para Saúde Mental em SP

Evento contou com mesas de debate realizadas por representantes do setor e gravação de programa do Canal Profissional

No dia 18 de dezembro de 2013, ocorreu no auditório Celso Furtado, no parque Anhembi, em São Paulo, o seminário “Diretrizes da Educação Permanente para a Saúde Mental: estratégias para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial”. O objetivo do evento foi apresentar o projeto de Educação Permanente em Saúde Mental para os profissionais que atuam nessa área no município de São Paulo.

Na abertura do Seminário, o coral cênico paulistano Cidadãos Cantantes fez diversas apresentações, com destaque para a cantiga “Se Essa Rua Fosse Minha”, na qual formaram uma roda em torno da plateia, que se levantou e também participou.

Na mesa da solenidade inicial, estiveram presentes diversas autoridades públicas, entre elas, a Primeira Dama do Município, Ana Estela Haddad, que reforçou em sua fala a importância da parceria entre o Ministério da Saúde e a SMS/SP e da área de Educação Permanente para a consolidação do projeto Rede Sampa. “A Saúde Mental é uma área de grande importância que nem sempre tem visibilidade, então ele vai fortalecer o trabalho dessa área da saúde geral”, afirmou.

Na primeira mesa de debates, que abordou a contribuição dos profissionais para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial, participaram o diretor do Departamento de Educação na Saúde do MS, Alexandre Medeiros, o coordenador nacional substituto de Saúde Mental, Alexandre Trino, e alguns representantes da área de Saúde Mental da SMS. Sob mediação do Secretário Municipal Adjunto da Saúde, Paulo de Tarso Puccini, eles destacaram a importância de explicar a estrutura da Rede nos cursos de formação, o contexto atual do sistema de saúde para receber as políticas de educação na área técnica em questão e as ações compreendidas pelo plano elaborado para o município de São Paulo. “Um valor positivo desse programa é que ele pensa a educação permanente de forma integrada”, disse Alexandre Medeiros.

No período da tarde, a diretora da Escola Municipal de Saúde, Laura Santucci, apresentou o Seminário do Programa Rede Sampa – Saúde Mental, do qual o público participou com perguntas sobre o atendimento da Rede de Atenção Psicossocial. A meta do projeto é capacitar mais de 11 mil funcionários em 24 meses, por meio de cursos de capacitação continuada, e de rodas de conversa, para debater e sistematizar ideias.

A gravação do programa Saúde Direito de Todos, do Canal Profissional da Rede São Paulo Saudável, finalizou as atividades no auditório do Anhembi. Apresentado por Laura Santucci e pelo Secretário Adjunto Puccini, a gravação reuniu representantes de diferentes Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), que aproveitaram o espaço para falar de suas experiências com as UBS Integrais, com foco na área de saúde mental.

“Hoje demos um ponta pé inicial nesse processo. O Seminário foi fundamental, pois possibilitou que nossos gestores conhecessem o projeto de educação permanente”, avaliou Laura Santucci. “Foi um espaço muito importante de discussão e organização de um processo de capacitação que vai durar dois anos, integrando os funcionários da saúde na preocupação com a saúde mental.” complementou Puccini.

Colaborador: Fernando Gomes