EMS promove SDGO sobre Redes de Atenção no Hospital Albert Einsten

Seminário apresenta características das RAS municipais e destaca o papel da gerência na regulação do acesso aos serviços de saúde

Na última quinta-feira, 21 de novembro de 2013, aconteceu o 2º SDGO, promovido pela EMS, em parceria com os Instituto de Responsabilidade Social do Hospital Albert Einstein, no próprio hospital. O evento contou com a presença de coordenadores, supervisores e gerentes das unidades de saúde, e teve como tema “Múltiplas Lógicas de Construção de Redes de Cuidado: muito além da regulação do acesso e utilização de serviços do SUS”, apresentado pelo Dr. Flavius Augusto Olivetti Albieri, assessor/coordenador técnico do Gabinete na área de Atenção Especializada.

O palestrante mostrou a origem e as características das Redes de Atenção à Saúde (RAS) e relacionou a dificuldade de acesso e utilização dos serviços, pela demora nas filas de espera, a falhas na gestão dos casos que chegam á unidades de saúde. “A articulação da especialidade com a atenção básica: esse é um dos maiores desafios que temos ao construir uma Rede”, afirmou.

Ele também deu exemplos de ações que ajudaram a minimizar o absenteísmo, como o Rede Hora Certa Móvel e um sistema de call center experimentado em algumas unidades de saúde, bem como outros projetos em desenvolvimento com hospitais e universidades de excelência de todo o estado de São Paulo.

O público foi bastante estimulado e fez perguntas durante a apresentação, ainda nos momentos finais. Entre os presentes, estava a Fonoaudióloga Heloísa Sawada Suzuki, integrante da equipe de Desenvolvimento da Coordenadoria Regional de Saúde – Sul, “Pude entender como é o processo de agendamento de consultas e que a questão da queixa dos pacientes, pela demora, está sendo pensada”, confessou.

Segundo Ester Finguerut Serff, diretora da Divisão de Educação da EMS, o Seminário foi feliz ao relacionar, e assim, ajudar a identificar claramente o papel do gestor na regulação do acesso. “Você vê que as pessoas ficam entrando e saindo da fila de espera e que há uma falha gerencial. Superou minhas expectativas”, declarou.

As próxima edição do SDGO será realizada no dia 12 de dezembro, no mesmo horário e local, e terá como tema “UBS Integral”. O arquivo utilizado na apresentação desta quinta-feira estará disponível em breve no Slide Share da EMS.

Colaboradora: Camila Marques