Participantes do curso CEGEPE apresentam TCC pela internet na EMS

Discentes expõe projetos de intervenção via Skype para professores da UFMG

Nos dias 18 e 19 de novembro de 2013, os alunos do curso semipresencial de Especialização em Gestão Pedagógica (CEGEPE), realizado pela Universidade Federal de Minas Geral (UFMG), apresentaram Trabalhos de Conclusão de Curso em tempo real, pela internet, na Escola Municipal de Saúde (EMS).O grupo é composto por profissionais da EMS e das Escolas Municipais Regionalizadas envolvidos com o gerenciamento de sistemas de ensino e aprendizagem.  

Os responsáveis pela avaliação dos projetos foram alguns professores da Escola de Enfermagem da instituição mineira, que assistiram às exposições e fizeram observações diretamente de lá, via Skype.

Os discentes elaboraram trabalhos de intervenção dentro dos seguintes temas, ligados à sistematização do processo pedagógico: Metodologia da Problematização, Projeto Político Pedagógico, Avaliação, Educomunicação e Formação Docente.

A diretora da EMS, Laura Santucci, também apresentou um projeto, baseado na construção de um sistema de avaliação da instituição. Ela resgatou o histórico desde a fundação do órgão, em 1990, quando ainda era denominado como Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde (CEFOR).

Segundo a tutora dos encontros presenciais na EMS, Nilva Kitani, a adesão dos métodos digitais de ensino e aprendizagem é benéfica para superar os limites geográficos. “É uma tendência e uma necessidade devido ao tempo e à distância”, analisa.

Colaboradores: Fernando Gomes e Camila Marques