Lançamento nacional do Projeto Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental - é realizado em São Paulo

Evento contou com a participação de autoridades da área da saúde, que motivaram mais de 600 ACSs, auxiliares e técnicos de enfermagem, além de coordenadores de ETSs e STSs.

Nesta quarta-feira, 23 de outubro de 2013, foi realizado, em São Paulo, o lançamento nacional do Projeto Caminhos do Cuidado – Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas), para agentes comunitários de saúde e auxiliares/técnicos de enfermagem da Atenção Básica, realizado pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Fiocruz, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), os Centros de Formação de Recursos Humanos para o SUS (CEFOR), da SES-SP, e a Escola Municipal de Saúde (EMS).

O evento contou com a presença de importantes representantes da área da saúde, para compor a mesa de honra, como acoordenadora de ações estratégicas do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Dra. Eliana Cyrino, o coordenador de saúde mental do Ministério da Saúde, Dr. Roberto Tykanori, o secretário municipal da saúde de São Paulo, José deFilippi Junior, o secretário adjunto da saúde do município de São Paulo, Dr. Paulo de Tarso Puccini, a diretora do Grupo de Seleção e Desenvolvimento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e coordenadora estadual do Projeto Caminhos do Cuidado, Carolina Rosa de Barros Feitosa, a representante da Fiocruz e coordenadora executiva do Projeto Caminhos do Cuidado, Maria da Conceição Rodrigues de Carvalho erepresentando a equipe nacional do Projeto e coordenadora de São Paulo,Lenice Inês Koltermann.

Durante a solenidade de abertura, todos os componentes da mesa de honra deram saudações de boas vindas à plateia e fizeram considerações sobre o Projeto e sua importância para o atendimento em saúde. O secretário da SMS, José deFilippi, enfatizou a disponibilidade que os profissionais de saúde devem ter para com os usuários dos serviços. “Isso tem que ser uma norma de conduta para nossas vidas e para as instituições onde atuamos: o diferencial do profissional de saúde é a capacidade de estar aberto para atender e estar em sintonia com a sociedade”, pontuou.

Em seguida, a palavra foi dada ao coordenador nacional de saúde mental, RobetoTykanori, que fez um paralelo entremente e interações humanas e as interações dos ACSs com a comunidade. “Assim como as relações se dão pelo aspecto mental, os transtornos também. Então, as questões mentais do agente estão em resolver as questões mentais das pessoas”, declarou.

Depois da palestra, o Cordão de Samba Bibi Tantã encerrou o evento, com uma apresentação instrumental ao público, que se mostrou bastante entusiasmado com as mensagens expostas no evento.

Também estiveram presentes representantes da SMS, a coordenadora de Saúde Mental, Myres Maria Cavalcanti, a assistente da Coordenação de Gestão de Pessoas, Luzia Coelho e Silva Machado, representando a coordenadora Maria Luiza Marcondes, a diretora da Escola Municipal de Saúde, Laura Santucci, coordenadores de Escolas Técnicas de Saúde do SUS (ETS) e de Supervisões Técnicas de Saúde (STS), além de agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos de enfermagem, público ao qual o Projeto se destina.

Em São Paulo, mais de 8 mil profissionais serão capacitados, a partir deste mês até dezembro de 2014, com participação importante das Escolas Municipais de Saúde. “A EMS e suas unidades regionais têm papel estratégico no processo de formação que vamos viver daqui para frente”, afirmou Laura Santucci.

Colaboradora: Camila Marques