EMS recebe visita de representantes da Secretaria da Saúde de Belo Horizonte

Nesta segunda-feira, 22 de julho de 2013, a Escola Municipal de Saúde recebeu o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Gleison Pereira de Souza, a gerente do Centro de Educação em Saúde da SMS-BH, Denise Viana Amador e demais membros para conhecerem os aspectos estruturais e funcionais da EMS, a fim de dar início ao processo de construção e implementação da Escola Municipal de Saúde Pública de Belo Horizonte.
Gleison Pereira ressalta que a visita às dependências da EMS foi muito proveitosa. “A gente volta para Belo Horizonte com a cabeça fervilhando de ideias pensando no que a gente pode adaptar para a nossa realidade e parabenizando muito a EMS pelo bom êxito dos projetos.”

Para Denise Viana, a visita também foi bastante positiva. “Muitas perguntas que estamos fazendo estão sendo respondidas e isso vai nos ajudar muito em nossa estruturação, porque estamos pensando em criar uma Escola Municipal de Saúde em Belo Horizonte, e vendo de perto essas experiências podemos absorver essas informações e ver o que podemos agregar em BH, então o contato com a diretora Laura Santucci e toda a sua equipe está sendo muito gratificante”.

Por ser referência nos projetos que executa e os desafios enfrentados por ser a capital mais populosa do Brasil, a EMS foi escolhida por esses representantes para conhecer as suas ações mais de perto. “Nós escolhemos a EMS para termos uma dimensão do que uma grande cidade como São Paulo precisa. O CEFOR de São Paulo é muito antigo, então a Escola vem dessa experiência, tem uma história inteira construída e a gente quer saber exatamente como é hoje para São Paulo ter uma Escola Municipal de Saúde Pública”, destaca ainda Denise Vianna.

A diretora da EMS, Laura Santucci, apresentou os setores da Escola e fez uma apresentação mais detalhada sobre a trajetória do CEFOR à EMS, desde o ano de 1990 até 2013, apontando as mudanças estruturais e que foram significativas.
A visita dos membros da SMS de BH é fundamental para criar uma rede de apoio e troca de conhecimento entre essas duas grandes cidades. “São experiências diferentes que a gente pode compartilhar e também conhecer o que de fato BH tem de expertise na área da educação permanente. Eu acho que nós temos duas cidades grandes em comum, cidades que tem toda uma problemática na área da saúde e é fundamental a gente compartilhar o saber”, explica Laura Santucci.

Colaboradora: Nayla Inácio