Cãominhada retorna atividades em outubro

Projeto passa por reformulação para garantir mais segurança a cães e passeadores. Enquanto isso, trabalho voluntário continua durante nos dias úteis

Secretaria Especial de Comunicação:

Foto: Marcelo Pereira/ SECOM

O projeto Cãominhada, da Divisão Técnica de Zoonoses (DVZ), teve que passar por uma revisão e, por este motivo, está suspenso temporariamente. Até que uma nova proposta de percurso e manejo seja elaborada, em conjunto com os voluntários que atuam no espaço, os passeios com os cães abrigados foram intensificados dentro da própria unidade, durante os dias da semana, com o objetivo de estimular o convívio dos cães que há anos esperam por uma família. A estimativa é que o projeto seja retomado em outubro.

A suspensão foi necessária para que seja feita uma revisão nos protocolos básicos durante a interação com os cães, como a prevenção de acidentes, procedimento que já estava em discussão há algum tempo entre as equipes da Vigilância de Zoonoses e voluntários dos movimentos de proteção animal.

Atualmente os passeios são feitos de forma escalonada dentro da própria unidade, com cães guiados pelos Agentes de Combate de Endemias e médicos veterinários, todos funcionários da DVZ.

Além disso, os animais que aceitam outros cães convivem em uma área de soltura gramada, em dias alternados. Esta iniciativa estimula tanto a socialização dos animais como o enriquecimento ambiental, pois é nessa hora que os animais podem farejar, cavar e explorar território, comportamentos naturais da espécie.

Enquanto a cãominhada estiver suspensa, o trabalho de voluntariado da DVZ continua sendo exercido de segunda a sexta-feira. As atividades são sempre supervisionadas pelos técnicos do setor responsável, com o objetivo de garantir a segurança dos voluntários, munícipes, servidores e animais no interior desta instituição.

Vale destacar que a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), órgão da Prefeitura de São Paulo, está empenhada para desenvolver novas atividades de interação, socialização e bem-estar dos animais, sempre com a ajuda dos voluntários.

Cãominhada

A Cãominhada foi iniciada em maio de 2009 com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cães e contribuir com a socialização de cada um. Para isso, é fundamental a participação dos cidadãos voluntários, monitores e passeadores, que interagem com os cães, promovendo momentos de aprendizado, diversão e até mesmo adoção dos cães, já que os animais mais dóceis têm mais chances de serem adotados.

A ação acontecia todos os domingos com a participação de aproximadamente 10 voluntários, que além de passear com os animais interagiam com eles promovendo atividades como banho, tosa e recreação.

Não compre, adote!

Os funcionários e voluntários da DVZ garantem muito carinho, mas nada substitui o amor de uma família. O alojamento municipal não é um lar definitivo, ao contrário, a estadia deve ser de curta permanência. Ao adotar é dada uma chance de recomeço ao animal escolhido. Esses animais precisam de amor, de companhia, de famílias amorosas e responsáveis.

O Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos do município conta com mais de 200 cães, gatos e até mesmo animais de fazenda aguardando a adoção. De segunda a sábado você encontra filhotes e adultos, de diferentes portes, cores e pelagens, além dos animais especiais (confira abaixo o endereço e os horários de funcionamento). Todos são castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº13.131/01.

Prefira sempre adotar a comprar um animal. Quando você adota, você ajuda a tirar um animal das ruas ou abrigos, além de dar uma chance de recomeço ao animal escolhido. A adoção contribui para que animais que aguardam por uma família consigam um lar, diminuindo também os animais que vagam pelas ruas, sem segurança.

Mas lembre-se: Quem está interessado em ter um bicho de estimação precisa ter em mente que ele não é um brinquedo. É um compromisso para toda a vida do animal. Os animais são seres sencientes, ou seja, eles sentem dor, medo, saudade, alegria e tristeza. Eles são parte da família e, assim como as crianças, precisam de amor e cuidados. Clique aqui e saiba mais sobre guarda responsável

Vantagens de adotar um animal adulto:

  • Ele já cresceu e sabemos o tamanho que ele vai ficar
  • Já é possível conhecer seu temperamento e as suas afinidades
  • Menos bagunça/destruição de objetos
  • São mais resistentes às doenças

Para a adoção é necessário apresentar a documentação do tutor (RG e CPF), além de comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e o pagamento de uma taxa pública de R$ 25,20 em dinheiro. É preciso ainda levar coleira e guia no caso dos cães ou caixa de transporte no caso de gatos.

Serviço:

Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos
Endereço:
Santa Eulália, 86 – Santana.
Funcionamento:
de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 15h, exceto domingos e feriados.
Documentos necessários para adoção:
CPF, RG e comprovante de residência.
Não esqueça da caixa de transporte própria para animais (para adoção de gatos) ou coleira com guia (para adoção de cães).
Taxa municipal referente à adoção:
R$ 25,20 (pagamento somente em dinheiro).
Mais informações:
3397-8993