Conservação de registros de sepultamento dos cemitérios municipais


De outubro de 2006 a outubro de 2007, com o apoio financeiro do Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais e sob a coordenação da restauradora Ingrid Beck, os funcionários da Seção de Restauração e Encadernação e técnicos contratados, realizarão o trabalho de consolidação do papel e a reencadernação de 110 livros de registros de sepultamento de três cemitérios do município de São Paulo: Consolação, Brás e Araçá (1858 a 1941).

Os livros em questão, pertencentes ao conjunto documental Serviço Funerário Municipal, parte integrante do acervo do Arquivo Histórico Municipal, constituem riquíssima fonte de informações para a produção de conhecimento nas áreas de Ciências Humanas e da Saúde. São também muito consultados por cidadãos em busca de registros sobre os seus antepassados, datas de exumações, propriedades de sepulturas e concessões de terrenos nos cemitérios.
O manuseio freqüente, a exposição sistemática à luz e à poluição, as condições de acondicionamento nem sempre adequadas nos locais de origem, as características dos materiais constitutivos destes manuscritos originais, integram fatores que aceleram o processo de deterioração do papel, da tinta e da encadernação, conduzindo a um processo irreversível de perda da informação. O objetivo das ações previstas neste projeto é retardar este processo visando a preservação do conteúdo destes registros de sepultamento.