O sistema de monitoramento GAIA revoluciona a maneira como o asfalto é gerenciado na cidade de São Paulo

Ganhador do prêmio InovaCidade 2023 o sistema Gaia proporciona um mapeamento em tempo real das vias da capital paulista

Eleito pelo Smart city Business Brazil Congress (SCB-BR) como uma das melhores soluções tecnológicas, o GAIA- implantado em 2019 pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), trouxe o asfalto de São Paulo para a era digital, permitindo investimentos mais precisos e economia na manutenção das vias. Com dados atualizados constantemente, o sistema monitora 42.307 vias, 3.980 bocas de leão, 124.791 bocas de lobo e 94.853 poços de visita e 17.026.978 metros de vias, em tempo real.

O Smart city Business Brazil Congress (SCB-BR) é o mais importante e estratégico evento sobre cidade inteligente da América Latina e leva às cidades soluções que mudam a governança. Em uma cidade com dimensões gigantescas, onde a precisão da informação é essencial para eficiência e economia, o GAIA desempenha um papel fundamental. São Paulo possui 17 mil quilômetros de vias, cobrindo uma área equivalente a duas vezes o tamanho de Nova York ou sete vezes o tamanho de Buenos Aires. Cada trecho de asfalto apresenta condições diferentes, e o GAIA identifica a qualidade e o conforto do pavimento através da análise da ondulação do asfalto, classificando o estado das ruas como ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo.



Atualmente, mais de 100 veículos, sendo taxistas e motoristas de aplicativos, percorrem a cidade levando o GAIA. Esses condutores recebem um incentivo mensal de aproximadamente 500 reais para auxiliar no abastecimento de seus carros, em contrapartida, ajudam a melhorar o asfalto da cidade, de onde retiram o sustento das suas famílias.

Antes, esse serviço era realizado manualmente por funcionários que anotavam informações sobre o pavimento com caneta e prancheta. Agora, tudo é automatizado. Discreto, o GAIA é um sensor acoplado a suspensão do carro. Uma câmera instalada no retrovisor interno identifica elementos nas vias percorridas pelo carro. Na tela do celular, o motorista consegue acompanhar todo monitoramento, que lembra um eletrocardiograma. A deformação do pavimento é imediatamente registrada numa central de requisições dentro da SMSUB. Toda vez que a ondulação faz o carro trepidar, o solavanco é mapeado e classificado.


Essa supervisão inédita facilita a realização de recapeamentos exclusivos em vias que mais necessitam. Com base nos dados coletados, é possível antecipar as principais ações, selecionar os equipamentos adequados para as intervenções e escolher o tipo de material ideal para o recapeamento, visando aumentar a durabilidade do asfalto e retardar seu desgaste natural.

O GAIA também permite acompanhar o desgaste do asfalto ao longo do tempo, identificar o estado das vias por região e conhecer o tamanho da malha viária de cada subprefeitura. Ao cruzar esses dados, é possível compreender o impacto do trabalho realizado pelas concessionárias na cidade. De 2019 até o momento, foram informadas 75.471 obras registradas no Geoinfra, plataforma responsável por autorizar intervenções em áreas públicas.


Através do mapeamento realizado pelo GAIA, foi possível antecipar obras de concessionárias, evitando intervenções no pavimento logo após o recapeamento. Essa medida gerou uma economia aos cofres públicos de 476 mil reais. Além disso, com as obras antecipadas, as concessionárias ficam cientes que não poderão fazer intervenções o pavimento contemplado no programa de recape nos próximos cinco anos.


 


Prêmio 2023


O GAIA é uma ferramenta muito importante para uma Smart City, visto que permite a automação de informações primordiais para a cidade de São Paulo. Desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), o sistema criado pela SMSUB recebeu o Prêmio InovaCidade 2023, que reconhece iniciativas da América Latina. O sistema pioneiro da SMSUB está sendo implementada em outras cidades, evidenciando sua qualidade e importância não apenas para São Paulo.



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