Prefeitura investe em jardins de chuva que minimizam os efeitos de alagamentos em São Paulo

Das 123 áreas verdes existentes na cidade, 100 foram implantadas a partir de 2017. Obras foram entregues pelas subprefeituras

 

A Prefeitura de São Paulo tem investido em jardins de chuva, modalidade capaz de minimizar os efeitos de enchentes e alagamentos na cidade. Das 123 áreas distribuídas entre as regiões da Sé, Santana/ Tucuruvi, Penha, Capela do Socorro, Vila Mariana, Lapa, Pinheiros, Butantã e Ipiranga, 100 foram instaladas nesta gestão pelas subprefeituras. Mais 2 jardins de chuva estão em execução.

A capital é caracterizada pela presença de prédios, monumentos e de asfalto nas vias e esses fatores podem dificultar o escoamento das águas pluviais no solo. Para diminuir o impacto, os jardins de chuva filtram o líquido para uma rede de drenagem subterrânea e evitam o acúmulo na superfície. O objetivo é criar pequenos espaços nas ruas e avenidas da capital, a fim de ampliar as possibilidades de bem-estar, lazer, permeabilidade e biodiversidade.

A Sé é a região com mais unidades na cidade, somando 49 jardins de chuva, todos implantados a partir de 2019. Estão localizados nas seguintes vias: 2 na Praça da Bandeira, 1 na Travessa Grassi, 1 na R. do Triunfo, 1 na Av. do Estado, 1 na R. Antonio de Sá, 1 Rua Tabatinguera, 5 na R. Treze de Maio, 2 na Rua Teixeira Leite, 2 na Rua do Lavapés, 4 na Praça Alex Freua Neto, 1 na Praça Olavo Bilac, 1 na R. Pedroso, 2 na Rua Minas Gerais, 5 rotatórias na Rua Teodureto Souto, 1 na Praça Coronel Odilon de Oliveira, 1 na Rua Major Quedinho, 1 no Memorial da Imigração Judaica, 1 na Avenida ipiranga, 1 na Rua João Teodoro, 3 na Rua Avanhandava, 1 na Pça. Capitão Gino Struffaldi e 11 no eixo da Av. Major Natanael, o maior sistema de jardins de chuva da região.

Além disso, mais 2 unidades na R. Desembargador Paulo Passaláqua e Pça. Jerusalém estão em execução. Em Santana/ Tucuruvi, há 22 unidades, sendo que 2 delas foram implantadas a partir de 2017. Eles estão localizados na rua Águas de São Pedro e rua Aureliano Leal. Na Penha, o jardim de chuva está localizado na Praça Adelmar Tavares.

Na região de Capela do Socorro, há 11 jardins de chuva: 4 no Conjunto Habitacional Faria Lima; 1 na Escadaria do 27; 1 na Viela na rua Antônio Ramos Júnior; 1 na Praça entre a rua Antônio Ramos Junior x rua João Grossi; 1 na Viela entre a rua das Paineiras X Av. Clara Mantelli; 1 na Viela entre a Avenida Atlântica e a Rua Professor Otávio Guimarães; 1 na R. Augusto Ferreira de Morais e 1 na Av. Chão de Estrelas.

A Praça Arquimedes Silva, na Vila Mariana, também recebeu um trecho com esta modalidade de jardim em uma área de 6.70 m².

A ação contou com participação social. A subprefeitura da região mantém 30 locais que acolhem os jardins de chuva nas ruas João Lourenço, Domingos Leme, Lourenço de Almeida, Jerusalém, Balthazar da Veiga, Rua das Uvaias e Av. Fagundes Filho.

Na zona oeste, a Subprefeitura Lapa construiu 3 jardins de chuva, localizados entre a rua Estevão Barbosa x rua Ministro Sinésio Rocha, com 80 m²; entre as ruas Piracuama e Apinajés, com 143 m²; e nas ilhas entre a rua Vespasiano x rua Mario, com 319 m². Em Pinheiros, há 5 unidades de jardins de chuva, sendo 2 delas construídas por esta gestão, localizadas no Beco do Batman.

A Subprefeitura Butantã tem 1 jardim na rua Santanésia, com 35 m², inaugurado em abril de 2019; e no Ipiranga, a subprefeitura local mantém área verde de 452,16 m², na Praça das Arvers, desde fevereiro de 2020.