Guaianases recebe a primeira edição do programa Mutirão nos Bairros de 2020

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho irá disponibilizar mais de 650 vagas de emprego durante essa edição do programa na Zona Leste da capital

Da Secretaria Especial de Comunicação:

A Prefeitura de São Paulo realiza no próximo sábado (18/01), das 9h às 15h, na Avenida Utaro Kanai, esquina com a Rua Festa Chinesa, em Guaianases, na Zona Leste da capital, a primeira edição do programa Mutirão nos Bairros de 2020.

+ Mutirão nos Bairros: Prefeitura finaliza ações em 2019 com mais de 140 mil atendimentos

Coordenado pela Secretaria Especial de Relações Sociais, o programa concentra, sempre aos sábados, diversos serviços da administração municipal em um ponto específico da cidade, levando os serviços da Prefeitura para próximo da população que mais precisa, em áreas vulneráveis da capital.

Os trabalhos das secretarias municipais ficam concentrados em único ponto, enquanto a subprefeitura local realiza diversos serviços de zeladoria no local e em seus arredores.

Veja a relação dos serviços que serão ofertados durante o mutirão:

Trabalho

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) disponibilizará 673 vagas de emprego no evento com oportunidades em diversas áreas como serviços e comércio, com salários que variam entre R$ 630 a R$ 3.000.

+ O detalhamento das oportunidades de emprego pode ser acessado aqui

Para participar os interessados devem apresentar currículo atualizado, laudo médico para pessoas com deficiência, RG, CPF, número do PIS e carteira de trabalho. Os dois últimos documentos são emitidos na hora do atendimento com a apresentação de uma foto atual 3x4. Já para quem precisa da segunda via do documento, é necessário levar também um boletim de ocorrência ou declaração, caso se trate de roubo, furto, perda ou extravio.

Empreendedorismo

Durante o Mutirão nos Bairros, os visitantes podem consultar os analistas de negócios Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Seja com orientação para a formalização como MEI - Microempreendedor Individual, formação de cooperativas ou na busca de cursos para aprimorar os negócios, a equipe tem como sanar dúvidas dos interessados para empreender na capital.

Saúde

Na área da Saúde, serão oferecidos os seguintes serviços:

- Alimentação Saudável (Cálculo de IMC e orientação para perda de Peso)

- Programas Integrativos Complementares (PIC), (auriculoterapia, lian gong, cromoterapia, reike e orientações);

- Tabagismo e orientação farmacêutica;

- UVIS - Orientação contra as arboviroses / Animais Sinantrópicos;

- Tenda de vacinação e orientação sobre hanseníase e Janeiro Roxo;

- Tenda Nossos Idosos- orientações e maquete de uma casa segura;

- Trailer - Ônibus para orientação odontológica / escovação, distribuição de escova, creme dental e fio dental (1500 unidades/cada);

- Trailer - Teste Rápido de HIV e Hepatites, e orientações sobre IST’s.

+ Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participa do primeiro Mutirão nos Bairros de 2020

Pessoa com Deficiência

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) estará presente no local, oferecendo orientações sobre vagas de trabalho para pessoas com deficiência, parceria com a SMDET.

+ Mutirão nos Bairros leva Paraoficina Móvel para a região de Guaianases

Outro serviço da SMPED presente no Mutirão é a Paraoficina Móvel, uma van customizada com equipamentos, máquinas, ferramentas, peças de reposição e material para fazer reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção como muletas, bengalas e andadores. Para mais informações, acesse: Paraoficina Móvel e confira todo o cronograma de atendimento mensal.

Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participará da ação conjunta de cidadania, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, que estará no local fazendo o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade social no CadÚnico e realizando orientações sobre a rede socioassistencial e outras políticas públicas.

Direitos Humanos

A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial fará atendimentos sobre políticas de cotas para acesso em concursos públicos, direitos da população negra e iniciativas do município contra o preconceito e o racismo.

As mulheres serão atendidas pela Coordenação de Políticas para as Mulheres, que receberá denúncias de violência contra mulheres, promoverá encaminhamento para equipamentos da rede de atendimento, além de distribuição de panfletos com orientações em defesa da mulher.

Durante a ação também serão ofertadas orientações e informações sobre educação em direitos humanos.

Cohab

A Cohab-SP convocou 324 famílias moradoras do conjunto habitacional Jardim São Paulo para retirarem o termo de quitação de suas unidades.

A van Cohab na Área também estará presente prestando serviços como agendamentos para a central da habitação, além de esclarecer dúvidas e fornecer orientações sobre contratos, transferência, emissão de boletos e ajustes financeiros.

Os munícipes presentes poderão se informar sobre os programas de conscientização da Companhia:

Conviva Bem – com dicas de convivência entre condôminos;

Desplugando – sobre os riscos causados por aparelhos eletrônicos plugados na tomada

Não seja Enganado – que previne sobre os riscos de comprar as unidades habitacionais que serão apresentados na tenda da Cohab ao longo do dia.

Sabesp

A Sabesp terá uma agência móvel disponível para atender a população. Trata-se de uma van onde os clientes podem fazer pedidos de serviços, retirar segunda via da conta de água, solicitar parcelamento de dívidas, entre outras ações.

A Companhia também irá disponibilizar bebedouros para hidratação dos participantes do mutirão e haverá distribuição de folhetos com informações sobre limpeza da caixa-d'água, uso consciente da água e divulgação do app Sabesp, entre outros assuntos.