Paisagista adota 5 praças em Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo

São 5.270m² de áreas verdes conservadas com limpeza e plantio

Quem reside na região de Cidade Ademar, mais precisamente no bairro Jardim da Pedreira, na zona sul de São Paulo, já deve ter andado por uma das praças locais.

E não será difícil se uma delas tiver sido adotada pela microempreendedora e paisagista Valdirene Santos da Silva, 49 anos, responsável por 5 áreas verdes que somam 5.270 mil m².

Com 131 praças, Cidade Ademar acompanha, desde 2017, crescimento no número de adoções de praças e áreas verdes na cidade.

Nos dois últimos anos, foram firmados, na região, 15 termos de cooperação com pessoas físicas e empresas, período em que passou a vigorar a simplificação do processo de adoção. Em São Paulo, são mais de 1.200 praças adotadas.

O solicitante deve levar documento de identidade ou CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), mais endereço da residência ou empresa à Subprefeitura. A análise é concluída em até 5 dias úteis.

“Procurei a Subprefeitura porque soube que o processo de adoção era muito fácil. E, de fato, é realmente simples e rápido. Não encontrei burocracia”, explica Valdirene.

A paisagista conta, ainda, que o desejo de zelar pelas praças vem do hábito de seu pai, de cuidar de um terreno próximo a sua casa, na infância: “Ele limpava esse local e chegou a plantar mudas de árvores”.

Junto à satisfação por poder zelar pelos espaços que fazem parte da história pessoal e da região em que reside há 48 anos, Valdirene diz ter esperança em um envolvimento crescente por parte da população. E avisa que já entregou os documentos para mais adoções, que devem tornar ainda mais bonitas e floridas as praças de Cidade Ademar.

Espaços adotados por Valdirene:

  • Canteiro central entre a Av. Miguel Yunes, Nossa Senhora do Sabará e Rua Gregório Ferreira, com 147 m²
  • Área verde sem denominação de praça oficial na Rua do Mar Paulista, com 250 m²
  • Praça do Acuri e áreas verdes na Estrada do Alvarenga, 1.598, totalizam 2.838,34 m²
  • Praça Alexandre Francisco Rebouças, com 770 m²
  • Praça Brás Toscano de Melo, com 1.265 m²