Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes recebe o primeiro laboratório de fabricação digital (Fab Lab) de São Paulo

Equipamentos de última geração estão sendo instalados em vários espaços da cidade

Além de Cidade Tiradentes, nos próximos meses, outros 11 espaços de São Paulo receberão esses laboratórios.

Os Fab Labs são locais que possuem equipamentos de última geração, como impressoras 3D (impressão de objetos), fresadoras (usada para corte ou desgaste de madeira, plástico isopor, etc), fresadora de precisão (capaz de produzir placas de circuitos eletrônicos), cortadora a laser (permite cortes com precisão milimétrica) e cortadora de vinil (corta com precisão adesivos e papéis de gramaturas variadas).

Os 12 Laboratórios de Fabricação Digital estão divididos em duas categorias, serão quatro grandes laboratórios (Centro Cultural Cidade Tiradentes, CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli, Olido Cibernarium e Vila Itororó) e oito mini laboratórios (Centro Cultural Casa da Memória, Centro Cultural da Juventude, Centro Cultural da Penha, Centro Cultural São Paulo, Centro Esportivo Tietê, Chácara do Jockey Club, Espaço São Luis e Espaço Vila Mara).

Os laboratório estarão em rede, então o laboratório de Cidade Tiradentes poderá interagir com alguém que está no Fab Lab de Heliópolis ou na Galeria Olido, de forma que os projetos feitos pelos alunos possam se complementar, destacando a conexão entre a Rede de Laboratórios de Fabricação Digital.

Oficinas e cursos

As atividades propostas terão diversas durações, alguns longos e outros curtos. Terão atividades formativas, em especial as oficinas, que possuem duração de 2 a 4 horas, com o objetivo de introduzir o aluno nas ferramentas da Fab Lab.

Os cursos são de média a longa duração, de 80 a 160 horas, com conhecimentos mais aprofundados. Os cursos e oficinas terão certificado para os participantes.