Obra de shopping irregular no Brás começa ser demolida pela Subprefeitura Mooca

Construção ilegal estava localizada em terreno onde funcionava posto de combustível; além disso, trata-se de área pública

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, em conjunto com a Subprefeitura Mooca, iniciou na manhã desta segunda-feira (16) a demolição de uma edificação de shopping irregular que estava sendo construído ao lado da feirinha da madrugada, na região do Brás.

Na manhã do último dia 5 de novembro, as obras irregulares do shopping foram lacradas por equipes da Subprefeitura Mooca. A construção ilegal estava localizada em terreno onde funcionava um posto de combustível, na esquina da Avenida do Estado com a Rua São Caetano. E, após levantamento, constatou-se ainda que parte da área – cerca de 2/3 (dois terços) - ocupada pelo antigo posto de combustível é pública.

Segundo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), o local estava interditado devido a um vazamento de combustível que provocou a contaminação do solo. O proprietário do terreno iniciou a obra sem apresentar laudo que ateste a descontaminação do local.

Além disso, foram constatadas outras irregularidades, como ausência de placas com o nome dos engenheiros responsáveis pelo projeto e pela construção. Devido a isso, a obra foi embargada pela subprefeitura e o proprietário, autuado ao menos 10 vezes pelo descumprimento do embargo.

Para realizar a demolição da edificação do shopping irregular foi utilizada, inicialmente, uma retroescavadeira. Após a retirada do entulho, terá início a desmontagem da estrutura metálica – que pesa cerca de 30 toneladas – da cobertura do antigo posto. Toda a operação deverá se finalizada até o final de semana dos dias 21 e 22 de novembro.

A Subprefeitura Mooca abrirá um processo para cobrar os custos da demolição do responsável pela construção do shopping irregular.