Quatro subprefeituras realizam audiências públicas neste sábado para o ‘Rua Aberta’

Ipiranga, Penha, Santana e Itaim Paulista vão debater e escolher suas vias que farão parte do programa da Prefeitura de São Paulo

Mais quatro subprefeituras vão realizar audiências públicas neste final de semana para definir suas vias que devem participar do programa Rua Aberta. Pelo projeto, a rua ou avenida escolhida será aberta para pedestres e ciclistas, das 10h às 17h.
Neste sábado (3), haverá audiências públicas nas seguintes subprefeituras:
Ipiranga – sede da subprefeitura, Rua Lino Coutinho, 444, às 8h
Penha – sede da subprefeitura, Rua Candapuí, 49, às 8h
Santana – sede da subprefeitura, Avenida Tucurivi, 808, às 10h
Itaim Paulista – sede da subprefeitura, Avenida Marechal Tito, 3012, às 10h

E, na próxima terça-feira (6), será a vez de Parelheiros, a partir das 19h, na sede da subprefeitura, localizada no número 5252, na Avenida Sadamu Inoue.

Rua Aberta
Além de incentivar a apropriação de áreas públicas, o programa busca estimular a criação de atividades artísticas, esportivas e gastronômicas nos bairros, promovendo a geração de renda e a recuperação urbana.

Espaços para cooperativas e redes de economia solidária, para a promoção de serviços aos empreendedores (abertura de crédito, informações sobre a legislação e cursos voltados ao empreendedorismo) constam no projeto.

À frente da proposta estão as secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, Transportes, Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Cultura, Segurança Urbana e Esportes, além da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Agência São Paulo de Desenvolvimento.

Final de semana
No final de semana passado, outras sete subprefeituras, após realização de audiências públicas, já tinham definido suas respectivas vias que deverão fazer parte do programa. Ao todo, já foram escolhidas 14 vias em várias regiões da capital.

Outras cinco subprefeituras – Pinheiros, Freguesia do Ó/Brasilândia, Jaçanã/Tremembé, Mooca, Vila Prudente e Capela do Socorro – também realizaram audiências públicas, mas os participantes não chegaram a um consenso quanto à via escolhida ou aos trechos a serem interrompidos. Desta forma, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fará novos estudos e deverão ser marcadas novas audiências.

Além disso, a Subprefeitura Santo Amaro deverá realizar nova audiência para referendar a Avenida Professor Alceu Maynard Araújo, indicada pelos munícipes na reunião anterior. A Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, que tinha sido a única indicada pela subprefeitura, foi recusada praticamente por unanimidade.

A Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme encontra-se na mesma situação: a Rua Curuçá, travessa da Avenida Guilherme Cotching foi a indicada pelos 31 participantes, mas também terá de ser referendada em nova audiência. As outras opções eram a própria Avenida Guilherme Cotching e a Rua Newton Braga.

Vias escolhidas
Na Vila Mariana, a Avenida Engenheiro Luís Gomes Cardim Sangirardi acabou sendo a eleita pelos participantes na disputa com a Avenida Indianópolis e com a Alameda Jauaperi. Ao menos 19 pessoas participaram da audiência pública, sendo que quatro se apresentaram para debater sobre as vias propostas.

Em Itaquera, os presentes na audiência pública referendaram a única opção apresentada pela subprefeitura, no caso a Avenida Miguel Inácio Curi. Ao todo, 30 pessoas participaram, sendo que ao menos 10 pediram a palavra.

Em Sapopemba, a Avenida Arquiteto Vilanova Artigas, única opção apresentada pela subprefeitura, também acabou referendada pelos presentes – cerca de 30, apenas três discursaram - na audiência pública.

Em Ermelino Matarazzo, foi escolhida a Rua Professor Antonio de Castro Lopes, no trecho entre Av. Buturussu até Rua Ovidio Lopes, no centro do bairro. Cerca de 120 pessoas compareceram à audiência pública.

No M’Boi Mirim, a Avenida Luiz Gushiken, como única opção, foi referendada pelos cerca de 35 munícipes – destes, apenas cinco se inscreveram para falar - que compareceram à audiência pública na manhã de sábado.

No domingo (27), a Subprefeitura Perus definiu a via que fará parte do programa: Rua Salvador Albano, extensão com a Rua Piero Tricca, no Jardim Santa Sé, distrito Anhanguera. Ao todo, 13 pessoas compareceram à audiência pública, sendo que apenas duas pediram a palavra.

E a Subprefeitura Pinheiros teve duas vias aprovadas por maioria de votos, dentre os 43 presentes. São elas: as ruas Medeiros de Albuquerque e Henrique Chamma. Ao todo, 31 pessoas pediram a palavra durante a audiência pública.

Sem consenso
As subprefeituras Jaçanã/Tremembé, Freguesia/Brasilândia, Mooca, Vila Prudente e Capela do Socorro terão de realizar novas audiências públicas, já que não houve consenso para se chegar aos nomes das vias que farão parte do programa.

No Jaçanã/Tremembé, ao menos 40 pessoas analisaram e debateram seis opções. Na Freguesia/Brasilândia, as opções eram as avenidas José da Natividade Saldanha e Tomás Rabelo e Silva, ambas vetadas pelos 23 presentes na audiência. a Mooca, foram preteridas pela maioria dos 25 presentes a Avenida Vereador Abel Ferreira, bem como as Ruas Bresser, Cassandoca, Jumana e Barão de Monte Santo, além das avenidas Paes de Barros e Henry Ford. Na Vila Prudente, havia três opções, todas recusadas: Avenida Jacinto Menezes Palhares, Rua Aracati Mirim e Rua Pinheiro Guimarães. Por fim, Capela do Socorro as opções apresentadas –e vetadas - foram a Avenida do Arvoreiro, Autódromo de Interlagos (dentro do autódromo) e Rua Bilac – Grajaú. A maioria se posicionou contra a instalação do programa na Avenida Atlântica, alegando que na referida via existem vários parques..

Outras subprefeituras:

O secretário de Coordenação das Subprefeituras dirigiu, no último dia 19, a audiência pública que confirmou a abertura da Avenida Paulista para pedestres e ciclistas aos domingos e feriados, no programa Rua Aberta. Mais de 200 pessoas se reuniram no vão livre do Masp, na Paulista, para debater a adoção da medida no trecho entre a Praça Osvaldo Cruz e a Rua da Consolação.
Entre as mais de 20 pessoas que fizeram intervenções no debate, apenas cinco foram contrários à ideia. No encontro, além das ações que estão sendo planejadas, foram apresentadas as medidas que servirão para mitigar possíveis efeitos no trânsito da região, com rotas alternativas ou, ainda, no acesso de moradores e também de pacientes de hospitais ou hóspedes de hotéis, que terão acesso garantido.

Aricanduva
Mais de 60 pessoas foram até a Subprefeitura Aricanduva, na zona leste, no dia 19, para debater a abertura da Rua Benedito Galvão, no trecho entre a Taubaté e a Apetiribu.

Campo Limpo
No mesmo dia, 23 pessoas foram até a Subprefeitura Campo Limpo para participar da audiência pública do programa Rua Aberta. Em consenso, os moradores optaram pela Av. Carlos Caldeira Filho, no trecho entre o Metrô Campo Limpo e Metrô Capão Redondo.

Lapa
Na Subprefeitura Lapa, a escolha recaiu sobre a Avenida Sumaré, via que apresenta diversos comércios atrativos a pedestres e ciclistas, além de ser de fácil acesso.

Cidade Ademar
Ao menos 30 pessoas foram até a Subprefeitura Cidade Ademar, na zona sul, para votar pela abertura da Rua do Mar Paulista, próxima à represa Billings, que já é frequentada para prática de caminhada e atividades ao ar livre.

Pirituba/Jaraguá
A Subprefeitura Pirituba/Jaraguá realizou no dia 22 audiência pública, com a participação de ao menos 40 pessoas, que decidiu pela abertura da Rua Professor Onésimo Silveira, no Jaraguá, dentre as cinco analisadas.

Butantã
A Rua Major Walter Carlson, no Jardim São Jorge, foi a escolhida pela Subprefeitura Butantã para integrar o programa. A audiência pública foi realizada na noite do dia 24, na sede da subprefeitura, com a presenã de ao menos 30 pessoas.