Audiências públicas definem vias para o ‘Rua Aberta’ em 14 subprefeituras neste final de semana

No sábado (26), debates ocorrem em nove regiões da capital; no domingo (27), serão mais cinco audiências. Participe!

Nestes sábado (26) e domingo (27), mais 14 subprefeituras irão realizar audiências públicas para debater e definir suas respectivas vias que serão abertas para pedestres e ciclistas nos domingos e feriados, das 10h às 17h, no programa Rua Aberta, da Prefeitura de São Paulo. Outras sete ruas e avenidas já foram escolhidas.

No sábado, estão previstas nove audiências. Confira locais e horários:
- Ermelino Matarazzo – CEU Quinta do Sol, Rua Luís Imparato, 564, Cangaíba, às 10h;
- M’Boi Mirim – sede da subprefeitura, Avenida Guarapiranga, 1695, às 8h;
- Santo Amaro – sede da subprefeitura, Praça Floriano Peixoto, 54, às 9h;
- Jaçanã – Rua Doutor José Vicente, 228, Tremembé, às 8h;
- Vila Maria – sede da subprefeitura, Avenida General Mendes, 111, às 14h;
- Itaquera – sede da subprefeitura, Rua Augusto Carlos Bauman, 851, às 14h;
- Vila Mariana – sede da subprefeitura, Rua José de Magalhães, 500, às 8h;
- Sapopemba – sede da subprefeitura, Avenida Sapopemba, 9.064, às 9h;
- Vila Prudente – sede da subprefeitura, Avenida do Oratório, 172, às 9h.

E no domingo, serão outras cinco audiências:
- Pinheiros – sede da subprefeitura, Avenida das Nações Unidas, 7123, às 10h;
- Capela do Socorro – sede da subprefeitura, Rua Cassiano dos Santos, 499, às 10h;
- Perus – sede da subprefeitura, Rua Ylídio Figueiredo, 349, às 8h;
- Freguesia do Ó – sede da subprefeitura, Avenida João Marcelino Branco, 95, às 9h;
- Mooca – sede da subprefeitura, Rua Taquari, 549, às 14h.

Além de incentivar a apropriação de áreas públicas, o programa busca estimular a criação de atividades artísticas, esportivas e gastronômicas nos bairros, promovendo a geração de renda e a recuperação urbana.

Espaços para cooperativas e redes de economia solidária, para a promoção de serviços aos empreendedores (abertura de crédito, informações sobre a legislação e cursos voltados ao empreendedorismo) constam no projeto.

À frente da proposta estão as secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, Transportes, Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Cultura, Segurança Urbana e Esportes, além da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Agência São Paulo de Desenvolvimento.


Outras subprefeituras


O secretário de Coordenação das Subprefeituras dirigiu, na manhã de sábado (19), a audiência pública que confirmou a abertura da Avenida Paulista para pedestres e ciclistas aos domingos e feriados, no programa Rua Aberta. Mais de 200 pessoas se reuniram no vão livre do Masp, na Paulista, para debater a adoção da medida no trecho entre a Praça Osvaldo Cruz e a Rua da Consolação.
Entre as mais de 20 pessoas que fizeram intervenções no debate, apenas cinco foram contrários à ideia. No encontro, além das ações que estão sendo planejadas, foram apresentadas as medidas que servirão para mitigar possíveis efeitos no trânsito da região, com rotas alternativas ou, ainda, no acesso de moradores e também de pacientes de hospitais ou hóspedes de hotéis, que terão acesso garantido.

Aricanduva
Também no sábado, mais de 60 pessoas foram até a Subprefeitura Aricanduva, na zona leste, para debater a abertura da Rua Benedito Galvão, no trecho entre a Taubaté e a Apetiribu. Agora, a Prefeitura deverá marcar uma reunião com os moradores da rua escolhida para buscar soluções e medidas para diminuir o impacto na via.

Campo Limpo
E, ainda no sábado, 23 pessoas foram até a Subprefeitura Campo Limpo para participar da audiência pública do programa Rua Aberta. Em consenso, os moradores optaram pela Av. Carlos Caldeira Filho, no trecho entre o Metrô Campo Limpo e Metrô Capão Redondo. Além de atender na maior parte das necessidades exigidas pelo projeto, a implantação na via não vai causar impacto no trânsito local. O trecho escolhido é favorecido por ser totalmente isento de residências, comércios e não existir itinerários de ônibus.

Lapa
Na Subprefeitura Lapa, mais de 20 pessoas compareceram no último domingo (20), para discutir em audiência pública a abertura da Av. Sumaré. A escolha se deu porque a via apresenta diversos comércios atrativos a pedestres e ciclistas, além de ser de fácil acesso. Moradores sugeriram que, além da Sumaré, o programa seja implantado, simultaneamente, na Avenida Gastão Vidigal ou mesmo na rua Froben, para fortalecer os locais, que ficam mais distantes da via escolhida. A sugestão será encaminhada e também debatida.

Cidade Ademar
Para finalizar, no domingo, 30 pessoas foram até a Subprefeitura Cidade Ademar, na zona sul, para votar pela abertura da Rua do Mar Paulista, próxima à represa Billings, que já é frequentada para prática de caminhada e atividades ao ar livre.

Pirituba/Jaraguá
A Subprefeitura Pirituba/Jaraguá realizou nesta terça-feira (22) audiência pública, com a participação de ao menos 40 pessoas, sobre o programa Rua Aberta que decidiu pela abertura aos pedestres e ciclistas da Rua Professor Onésimo Silveira, no Jaraguá, dentre as cinco analisadas. Representantes das comunidades locais, do Conselho Participativo Local e da Associação Comercial de São Paulo estiveram presentes na subprefeitura para discutir, debater e votar nas opções apresentadas.

Butantã
A Rua Major Walter Carlson, no Jardim São Jorge, foi a escolhida pela Subprefeitura Butantã para integrar o programa Rua Aberta. A audiência pública foi realizada na noite de quinta-feira (24), na sede da subprefeitura, das 19h às 21h. Ao menos 30 pessoas participaram do debate, sendo que apenas uma se manifestou contrária à abertura de qualquer via da região para pedestres e ciclistas, aos domingos e feriados, das 10h às 17h, como prevê o programa. Outros dois locais – ambos preteridos – faziam parte das opções de escolha no Butantã: a Rua Francisco Morazan e a Praça Elis Regina.

Confira aqui  toda a programação das audiências públicas na subprefeitura da sua região. Participe!