Secretário de Coordenação das Subprefeituras preside audiência pública que decidiu pela abertura da Paulista

No sábado (19), cerca de 200 pessoas se reuniram no vão livre do Masp para debater a abertura da avenida para pedestres e ciclistas aos domingos e feriados

O secretário de Coordenação das Subprefeituras dirigiu, na manhã de sábado (19), a audiência pública que confirmou a abertura da Avenida Paulista para pedestres e ciclistas aos domingos e feriados, no programa Rua Aberta. Mais de 200 pessoas se reuniram no vão livre do Masp, na Paulista, para debater a adoção da medida no trecho entre a Praça Osvaldo Cruz e a Rua da Consolação.
Entre as mais de 20 pessoas que fizeram intervenções no debate, apenas cinco foram contrários à ideia. No encontro, além das ações que estão sendo planejadas, foram apresentadas as medidas que servirão para mitigar possíveis efeitos no trânsito da região, com rotas alternativas ou, ainda, no acesso de moradores e também de pacientes de hospitais ou hóspedes de hotéis, que terão acesso garantido.

Neste final de semana, mais de 320 moradores de outras quatro subprefeituras da cidade de São Paulo puderam opinar, apresentar sugestões e fazer críticas, por meio das audiências públicas, sobre a implementação do programa Rua Aberta em vias de seus bairros. Em quatro delas, Lapa, Campo Limpo, Cidade Ademar e Aricanduva, além de aprovarem a abertura para ciclistas e pedestres aos domingos e feriados, das 10 às 17 horas, os cidadãos também decidiram quais vias serão alvos do programa, que pretende ampliar os espaços de lazer e promover ocupação do espaço público. As avenidas Sumaré, na zona oeste, e Carlos Caldeira Filho, na zona sul, estão entre as escolhidas.

Aricanduva
Também no sábado (19), mais de 60 pessoas foram até a Subprefeitura Aricanduva, na zona leste, para debater a abertura de uma via para ciclistas e pedestres. A via escolhida por unanimidade foi a Benedito Galvão, no trecho entre a Taubaté e a Apetiribu. A sugestão foi apontada por um técnico de Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que alegou que afeta menos o trânsito, pois a via é larga, tem 10 metros de largura, facilitando a ocupação das pessoas. A rua Abel Ferreira, indicada pela Subprefeitura, foi recusada porque apenas um pequeno trecho pertencente à Subprefeitura Aricanduva.

Agora, a Prefeitura deverá marcar uma reunião com o moradores da rua escolhida para ajustar soluções e medidas para diminuir o impacto na via.

Campo Limpo
Ainda no sábado, 23 pessoas foram até a Subprefeitura Campo Limpo para participar da audiência pública do Rua Aberta. Em consenso, os moradores optaram pela Avenida Carlos Caldeira Filho, no trecho entre os metrôs Campo Limpo e Capão Redondo - uma extensão de 1,5 km.

Além de atender na maior parte das necessidades exigidas pelo projeto, a implantação na via não vai causar impacto no trânsito local. O trecho escolhido é favorecido por ser totalmente isento de residências, comércios e não existir itinerários de ônibus.

Lapa
Na Subprefeitura Lapa, mais de 20 pessoas compareceram neste domingo (20) para discutir em audiência pública a abertura de ruas e avenidas para pedestres e ciclistas da região. A rua escolhida pela comunidade foi a Avenida Sumaré. Cinco pessoas fizeram o uso da palavra e a maioria concordou com a realização do projeto na via, pedindo apenas a revisão do trecho de interdição da mesma, que será novamente discutido.

Outras duas vias foram sugeridas, mas recusadas: Rua Estevão Barbosa Alves, na Vila Jaguara e Rua Froben na Vila Leopoldina. Moradores dessas regiões sugeriram que, além da Sumaré, o programa seja implantado simultaneamente na Avenida Gastão Vidigal ou mesmo na Rua Froben, para fortalecer os locais, que ficam mais distantes da escolhida. A sugestão será encaminhada e também debatida.

Cidade Ademar
Também no domingo, 30 pessoas foram até a Subprefeitura Cidade Ademar, na zona sul, e optaram pela Rua do Mar Paulista, que fica próxima a Represa Billings e, por isso, já é frequentada para prática de caminhada. Outras quatro ruas foram descartadas, pois não se enquadram no projeto.

Audiências Públicas
Neste fim de semana, a Prefeitura de São Paulo iniciou uma série de 32 audiências públicas para discutir e debater com os cidadãos as ações do programa “Rua Aberta”. A iniciativa tem o objetivo de abrir para pedestres e ciclistas ruas e avenidas de grande relevância no perímetro de 1 a 3 quilômetros, aos domingos e feriados, das 10h às 17h. Com o impedimento do trânsito de veículos motorizados, a intenção é que as vias recebam atividades artísticas, esportivas, gastronômicas e culturais gratuitas.

A próxima audiência pública será na Subprefeitura Pirituba, a partir das 19h desta terça-feira (22). Confira toda a programação das audiências públicas clicando aqui.